Notícias

você está em: home > Notícias

4 de Dezembro de 2018 às 16:59

Após categoria reprovar proposta, Energisa antecipa quinta rodada de negociação

A Energisa-MS antecipou a quinta rodada de negociação com o Sinergia para esta terça-feira (dia 4). A reunião estava prevista para a próxima quinta (6), mas depois que a proposta da empresa teve uma grande reprovação da categoria, tanto na capital quanto nas cidades do interior, a concessionária de energia resolveu convocar o sindicato.

Antes de dar início às negociações, o Sinergia realizou ponderações sobre o acidente que resultou na morte do eletricista Ronaldo Fiori Figueiredo, de 32 anos, nessa segunda-feira, dia 3 de dezembro. O acidente, que ocorreu na região de Sete Quedas, também provocou queimaduras graves em outro colega, o eletricista Lindomar (o Balsinha). O assunto foi debatido com os representantes da concessionária. Os dirigentes sindicais estavam bastante tristes e abalados com mais uma morte fatal no setor elétrico de Mato Grosso do Sul.

Após esse momento, foram iniciadas então as discussões sobre a Campanha Salarial 2018/2019 dos eletricitários da Energisa-MS. “A empresa, mais uma vez, tentou negar a possibilidade de aumento real, mas a gente conseguiu, com a ajuda do Dieese, mostrar que a concessionária tem condições financeiras de conceder um reajuste acima da inflação”, explica o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

Outro ponto debatido foi o banco de horas. Como o sindicato não aceita a mudança do sistema de 1 por 2 (cada hora que o trabalhador faz compensa duas) para 1 por 1, conforme a última proposta da empresa, agora a concessionária tentou apresentar outras alternativas para mudar o banco de horas. “Mas o sindicato se manteve firme e reforçou que não aceitará nenhuma retirada de direito. O único item que a gente aceita, que é uma exceção, é tirar o ponto eletrônico para advogados, auditores e especialistas”, enfatiza Elvio.

Por fim, o Sinergia reforçou a proposta que foi informada para a categoria nas assembleias, que inclui as seguintes questões: manutenção de todos os direitos adquiridos; reposição da inflação + 1,5% de ganho real no salário; e 6% de reajuste nos tickets.

A negociação continua em nova reunião agendada para esta quarta-feira (5), às 14h. “A categoria sabe que a Energisa-MS tem condições financeiras de conceder esse aumento real, e, nas assembleias, sentimos que todos estão preparados para ir para a luta junto com o sindicato”, avalia o presidente do Sinergia.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo