Notícias

você está em: home > Notícias

17 de Abril de 2020 às 16:32

Coronavírus: Saiba como usar máscaras corretamente

Com a disseminação do coronavírus em Mato Grosso do Sul, o uso de máscaras tem se tornado uma medida de prevenção cada vez mais necessária.

Em Campo Grande, um decreto da Prefeitura Municipal publicado nesta sexta-feira (17) recomenda o uso deste material para qualquer pessoa que sair de casa durante o período da pandemia. O prefeito Marquinhos Trad havia publicado um decreto anterior que previa a obrigatoriedade do uso de máscara, mas a medida foi adiada, por enquanto, o que existe é uma recomendação.

E mesmo antes desta recomendação, o Sinergia-MS começou a distribuir 5 mil máscaras de tecidos para os eletricitários, já que a entidade estava preocupada com a saúde desses trabalhadores que não podem parar as suas atividades por serem essenciais.

A máscara funciona como uma barreira física que pode evitar que as gotículas do vírus atinjam outras pessoas ou superfícies por meio da fala, tosse ou espirro.

Diante da escassez de máscaras cirúrgicas e descartáveis no mercado, o próprio Ministério da Saúde passou a recomendar o uso da máscara de tecido.

O sindicato reforça orientações divulgadas pelo Ministério de Saúde e especialistas da área para que os eletricitários saibam como se proteger:

Colocar/retirar a máscara

Antes de colocar ou retirar a máscara, lave bem as mãos com água e sabão. Toque apenas nas tiras ou elásticos laterais.

Evite tocar a parte da frente. Caso toque acidentalmente na parte da frente da máscara, lave bem as mãos ou utilize álcool em gel.

Quando retirar a máscara para tomar água ou fazer uma refeição, coloque-a dentro de um saquinho plástico ou recipiente reservado.

Evite deixar a máscara no pescoço ou no braço, porque assim, ela está suscetível a sujeira e contaminação.

Máscara no rosto

A máscara deve cobrir nariz, boca e queixo. Ela deve ser estar justa no rosto, sem deixar espaço nas laterais.

Evite levar as mãos ao rosto, não fique ajeitando o tempo todo. De acordo com as autoridades de saúde, as mãos são os principais instrumentos de contaminação.

Tempo de uso

A máscara deve ser usada por, no máximo, 2 horas ou até ficar úmida. Por isso, tenha sempre uma máscara reserva. Ela é individual, não deve ser compartilhada.

Higienização

Após o uso, é preciso higienizar com água e sabão ou água sanitária, colocando de molho por 30 minutos, deixar secar (de preferência no sol) e passar o ferro quente.

Medidas de prevenção

A pessoa que usa máscara está protegendo as outras, mas isso não impede que ela mesma se contamine, por isso, os demais cuidados devem ser mantidos como lavar as mãos, utilizar o álcool em gel, tossir ou espirrar nos cotovelos, manter o distanciamento mínimo de 1,5 m de outras pessoas.

Sindicato

Como medida de proteção à saúde de quem está trabalhando para garantir o funcionamento de outros setores como hospitais e supermercados e o conforto de toda a população durante a pandemia, nesta semana, o Sinergia-MS iniciou a distribuição de 5 mil máscaras de tecido.

A medida beneficia eletricitários da capital e do interior, que atuam em empresas de geração, distribuição e transmissão de energia, bem como as terceirizadas.

O número de casos confirmados de coronavírus no Estado chega a 143, com 5 mortes registradas, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados nesta terça-feira (17).

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo