Notícias

você está em: home > Notícias

20 de Julho de 2018 às 08:28

Debate sobre organização sindical e financeira marca encerramento do Ciclo de Palestras

Na última etapa do Ciclo de Palestras realizado pelo Sinergia-MS, os eletricitários da capital e do interior do Estado, representantes do Sinergia-MS e da FURCEN e dirigentes de outras categorias debateram questões relacionadas à organização sindical e financeira.

No primeiro painel desta quinta-feira (19), o assessor de gestão Valtuir Soares da Silveira abordou três questões: evolução e controle das contas sindicais (da Era Vargas até a Constituição Federal de 1988); o papel da gestão na rotina sindical; e o planejamento estratégico como ferramenta de gestão.

Silveira fez um breve histórico do sindicalismo, desde as primeiras lutas no contexto da Revolução Industrial, passando pela luta da redução da jornada que deu origem ao Dia do Trabalho, até o surgimento dos primeiros movimentos sindicais no Brasil e a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em 1943.

Ele também destacou as modificações da reforma trabalhista, normas do Código Civil Brasileiro e artigos da Constituição Federal que regulamentam a atividade sindical, a importância da contribuição sindical para manutenção das lutas em defesa dos trabalhadores, além de questões tributárias e jurídicas ligadas à rotina de gestão e finanças que interferem na elaboração do planejamento estratégico.

 

“O palestrante trouxe temas bastante interessantes, principalmente em relação a um planejamento estratégico que realmente funcione, que tenha resultados. Estamos entusiasmados porque é uma discussão que nos ajuda nesse momento desafiador que estamos passando, de baixa de arrecadação e aumento de demanda por conta das ameaças aos direitos dos trabalhadores”, avaliou o diretor do Sinergia, Elvio Vargas.

O debate também incluiu reflexões sobre o papel da gestão sindical frente às mudanças provocadas pela tecnologia, novas legislações e contextos político e econômico, que precisam ser analisados para construção de uma gestão que fortaleça o trabalho do sindicato no atendimento às demandas da categoria.

“É um momento delicado, é um momento de construção, mas também é um momento muito rico aonde se pode colher as experiências que se tem ao longo de existência de cada entidade de categoria para se consiga, no conjunto dos trabalhadores, se obter um fortalecimento da luta de classe, que é o principal objetivo de representação de uma entidade”, afirmou o palestrante Valtuir Soares da Silveira.

Entre os representantes de outras categorias que participaram deste segundo dia do Ciclo de Palestras está a dirigente Neide Rodrigues, do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região. “A gente precisa se atualizar, precisa se preparar para fazer a defesa do trabalhador. Hoje o bancário, o trabalhador em geral, tem que entender que a força está no dirigente sindical, porque sem o sindicato nada se consegue, é no sindicato que se monta todo o processo de negociação e de defesa dos direitos dos trabalhadores”, comentou.

 

O presidente estadual da CUT, Genilson Duarte, considera que a qualificação dos dirigentes e as estratégias de gestão vão melhor a atuação do sindicato. “Queremos ampliar esse debate para outras entidades. Até porque em qualquer atividade que visa formar e qualificar os dirigentes, o benefício vai ser do associado, do trabalhador”.

Regras fiscais

No segundo painel, o assessor de gestão conduziu as discussões sobre a necessidade de aprimoramento das entidades para trabalhar com as novas ferramentas de gestão fiscal, como a ECD (Escrituração Contábil Digital), ECF (Escrituração Contábil Fiscal) e, principalmente, o eSocial.

“O eSocial é uma ferramenta importantíssima que vai transformar uma série de processos e informações sobre o cumprimento das obrigações trabalhista, fiscal e previdenciária, em uma única plataforma. Esse vai ser um divisor de águas para assegurar o direito dos trabalhadores e obrigações dos empregadores, trazendo uma necessidade de qualificação ainda maior dos dirigentes sindicais. Porque o dirigente sindical que não entender essa ferramenta não vai conseguir executar seu trabalho de ponta que é fiscalizar os direitos trabalhistas”, detalhou o Valtuir Silveira.

Encontro Furcen

Nesta sexta-feira (20), dirigentes da FURCEN (Federação Interestadual dos Trabalhadores Urbanitários nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal) vão se reunir na sede do Sinergia para debater questões relacionadas à consolidação da CNU (Confederação Nacional dos Urbanitários), criada a partir da FURCEN, FNU e FRUNE.

 

“Nós tivemos algumas dificuldades, enquanto eletricitários, por não ter a nossa Confederação. Então, nosso objetivo é falar sobre esse processo, indicar as pessoas que vão compor a CNU e também fazer uma discussão de organização da nossa federação, a FURCEN”, explicou o presidente da FURCEN, Cleiton Moreira Faria.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo