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26 de Setembro de 2020 às 09:01

Diretores do Sinergia-MS participam de segundo dia de debates sobre a Campanha Salarial da Energisa

 

Os diretores do Sinergia-MS da capital e do interior do Estado deram continuidade aos trabalhos da oficina de planejamento para Campanha Salarial da Energisa 2020/2021 nesta sexta-feira (25). O debate acontece por videoconferência e é coordenado pelas técnicas do Dieese, Renata Belzunces e Andreia Ferreira.

“Foi uma discussão super produtiva e descontraída. Conseguimos avaliar questões do interior e da capital com uma boa participação dos diretores”, avalia o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

Durante todo o dia, os dirigentes discutiram temas como aspectos positivos e negativos da atual conjuntura, os resultados da pesquisa feita com a categoria e as formas de melhorar a comunicação e as mobilizações diante da pandemia.

Em relação à conjuntura, a técnica do Dieese, Renata Belzunces, destaca as reformas e alterações de legislação que prejudicaram os trabalhadores. “O contexto em que a campanha salarial de 2020 acontece deve ser recuperado lá no ano de 2017 quando a gente teve a reforma trabalhista, que não parou e vem sendo continuamente aplicada. E as reformas são sempre no sentido de retirar direitos dos trabalhadores e desorganizar as suas entidades representativas, que fazem a negociação coletiva e que podem proporcionar que os trabalhadores tenham mais voz e sejam mais ouvidos, e tenham mais conquistas”, afirma.

Há também reflexos da flexibilização da Lei da Terceirização, que afetou o setor elétrico, e a Reforma da Previdência, que dificultou ainda mais o acesso à aposentadoria. Aliado a esse contexto, o enfraquecimento da economia, o aumento do desemprego e, por fim, a pandemia do coronavírus agravaram a situação dos trabalhadores.

“Nesse sentido, a campanha vai ser extremamente desafiadora, a questão da pandemia coloca uma série de questões. Contudo, os empregados junto das suas representações têm dado diversas demonstrações ao longo da história que são criativos o suficiente para superarem situações difíceis e essa situação específica de fazer uma campanha salarial em meio à pandemia vai ser tratada de uma maneira muito criativa e profícua pelos trabalhadores”, comenta a técnica do Dieese.

 

Mobilização

Durante o encontro, os diretores também avaliaram os resultados da pesquisa realizada pelo sindicato e as novas estratégias de mobilização, pensando em ações que possam ocorrer de forma presencial, seguindo os protocolos de prevenção ao coronavírus, e de forma virtual com o uso de plataformas digitais.

Para a representante do Dieese, o uso de novas ferramentas pode ser também a oportunidade de garantir uma participação ainda maior da categoria.

“Os trabalhadores devem ficar atentos e abertos às possibilidades de fazerem trocas por meio das novas tecnologias, pelas redes sociais. Pela votação em assembleias online é possível que mais trabalhadores participem e que essas trocas sejam enriquecidas, por mais contraditório que isso possa parecer. O isolamento não significa solidão, o isolamento é sanitário, mas não é político, não é social”, finaliza.

As discussões e definições das estratégias da Campanha Salarial da Energisa 2020/2021 continuam na segunda-feira (28).

Leia mais: Sinergia-MS inicia oficina de planejamento para Campanha Salarial da Energisa

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS

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