Notícias

você está em: home > Notícias

16 de Maio de 2022 às 09:45

Eletricitários aposentados se reencontram na festa do Sinergia-MS

  

O prédio do antigo Grêmio Enersul, que hoje é o CCI Vovó Ziza, foi o local escolhido pelo Sinergia-MS para a realização da Festa dos Aposentados Eletricitários, no último sábado, dia 14 de maio. A comemoração foi marcada pela emoção do reencontro, já que muitos não se viam há mais dois anos por conta da pandemia da Covid-19. Cerca de 350 pessoas compareceram ao evento.

Segundo o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, esse encontro é muito importante para unir ainda mais os eletricitários aposentados e o sindicato, e que todos estavam aguardando ansiosamente por esta festa.  

“Nós estamos muito felizes de poder compartilhar esse momento com os aposentados. E a nossa mensagem é de parceria, de estar junto nesta luta por direitos deste grupo através da nossa estrutura jurídica, através do nosso apoio. Inclusive, na próxima sede do sindicato, vai ter um local próprio para os aposentados, um espaço de convívio”, ressaltou. Desde o início do ano, a  Associação dos Aposentados da Enersul (Aposen) já  está funcionando na sede do Sinergia-MS. 

 

A diretora do sindicato, Alicéia Araújo, comenta o empenho do Sinergia-MS em promover essa festa, para relembrar a história e celebrar a vida, principalmente depois da Covid-19.

“Se hoje nós estamos aqui é porque teve todo esse pessoal que veio antes e construiu uma empresa sólida. Na divisão do Estado, a então Enersul teve uma grande importância em impulsionar o recém criado estado do Mato Grosso do Sul e essas pessoas fizeram parte dessa construção. Por isso, precisamos celebrar essa história. E está sendo uma explosão de alegria mesmo. Hoje a gente está podendo abraçar, se reencontrar, celebrar”, disse.  

Direitos e benefícios

Na festa, houve uma apresentação teatral com o grupo AmbroCia, que destacou algumas lutas do sindicato em prol dos aposentados, como a judicialização para que os aposentados não perdessem o plano de saúde da Unimed e os esclarecimentos quanto a migração do plano de previdência da EnergisaPrev, e ainda elencou os benefícios, como a doação de máscaras, o Clube de Campo e as atividades esportivas realizadas no local.

 

Mari Zeia Fraulob trabalhou na concessionária de energia de MS por 39 anos e há 3 anos está aposentada. Ela ajudou na organização do evento e destacou a felicidade dos presentes. 

“Todos estão bastante felizes desse reencontro, estão se sentindo bem. Eu acho que foi uma iniciativa no momento certo para as pessoas certas. Nós até podemos ter uma organização dos aposentados separadamente, mas estando com o sindicato, temos muito mais força para lutar por nossos direitos. Porque, afinal, todos os benefícios que hoje nós temos, foi através da luta do sindicato e com essa categoria que somos hoje, os aposentados”, disse Mari Zeia.

 

Homenageados

Também houve homenagem a alguns aposentados eletricitários, como a Sra. Isaura, que está completando 80 anos neste mês de maio, e o Sr. Carlinhos, um dos eletricitários mais antigos e um dos idealizadores do Grêmio Enersul. Carlos Vasques Paulista, 81 anos, trabalhou na Enersul entre os anos de 1963 a 1989 - começou como leiturista, mas passou por diversas áreas, como setor de pessoal, laboratório de medição, entre outras.

 

“Essa área era da antiga Cemat, um dia precisei testar um trator e fiz um campo de futebol, depois fiz uma quadra. Aí fizemos um salão de madeira e um banheiro, mas não tinha diretoria, era um grupo. Todos os meus amigos participavam. Cada um ajudava de um jeito. E assim começou o Grêmio Enersul. Hoje, só tenho que agradecer por estar aqui, é emocionante rever os amigos e deixo a mensagem que precisamos continuar unidos”, disse Carlinhos. 

A festa foi recheada de risadas, conversas e no cardápio do almoço, um delicioso churrasco.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo