Notícias

você está em: home > Notícias

21 de Setembro de 2020 às 11:34

Eletricitários paralisam atividades contra descaso de terceirizada da Energisa

Protestos foram realizados em Ponta Porã e Naviraí

Os eletricitários da Energy paralisaram as atividades por duas horas contra a falta de respeito e transparência da empresa, que presta serviços para a Energisa/MS. Os atos foram organizados pelo Sinergia-MS, na manhã desta segunda-feira (21), em Ponta Porã e Naviraí, cidades onde a terceirizada atua no Estado.

“A empresa atrasa vale-transporte, não cumpre o pagamento do sobreaviso e ainda não definiu o plano de saúde com os trabalhadores, ou seja, não fechou um acordo coletivo. O acordo é importante porque tem as obrigações do trabalhador e da empresa também”, explicou o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, que esteve na mobilização junto com o diretor do sindicato, Waciton Batista Gedro, em Ponta Porã.

 

Em Naviraí, o protesto foi coordenado pelo secretário geral do Sinergia-MS, Francisco Ferreira, e os diretores Geonete Peixoto Costa e Isaque Machado da Cruz.

“Os gestores da Energy tentaram pressionar o pessoal para trabalhar. Então, conversamos com os trabalhadores e a maioria aprovou o movimento até às 10 horas. Estendemos por mais duas horas devido à intransigência da empresa”, afirmou Francisco Ferreira.

 

Acordo Coletivo

Desde julho, o sindicato tenta fazer um acordo coletivo de trabalho com a empresa, com sede em Maceió (AL). Foi realizada uma reunião com os representantes da Energy e a minuta do acordo foi enviada para a empresa. Na última quarta-feira (16), estava marcada uma nova reunião via zoom, contudo, a diretoria da Energy não compareceu.

Para o sindicato, a ausência de diálogo demonstra a falta de respeito da empresa com a categoria e com os dirigentes sindicais. Cerca de 80 funcionários seguem trabalhando sem acordo há 90 dias.

“Os trabalhadores estão insatisfeitos, estão sem a produção do STC [corte e religação], não recebem holerite para saber se estão recebendo hora extra, a empresa atrasa salário, o ticket está abaixo da média. Todas as condições de trabalho estão abaixo das que são praticadas pelas prestadoras do nosso estado”, esclarece o secretário geral do sindicato, Francisco Ferreira.

O objetivo do protesto é chamar a atenção da empresa e retomar as negociações. A Energy é contratada pela Energisa/MS para executar serviços de construção e manutenção de redes e linhas elétricas e serviços técnico-comerciais (STC).

Por: Assessoria de Comunicação Sinergia-MS

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo