Notícias

você está em: home > Notícias

14 de Outubro de 2020 às 12:00

Em assembleia virtual, eletricitários aprovam pauta do ACT 2020/2021 da Energisa-MS

A pauta do ACT será protocolada na empresa nesta quarta-feira (14).

 

Os trabalhadores da Energisa-MS aprovaram a pauta do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 durante assembleia on-line realizada pelo Sinergia-MS nesta terça-feira (13). Foi primeira vez que a votação ocorreu em formato virtual, em razão da pandemia do coronavírus.

A assembleia foi conduzida pelo presidente do sindicato, Elvio Vargas, e os diretores Aliceia Araújo, Breno Mourão e Gilson Pereira.

“Nós conseguimos cumprir nosso objetivo de realizar a primeira assembleia virtual, através do aplicativo, e esclarecer várias dúvidas dos trabalhadores. E agora estamos mais preparados, tanto o sindicato quanto a própria categoria”, relatou o presidente do Sinergia-MS.

O pagamento de 100% das horas extras está entre as principais reivindicações da categoria. “Essa questão das horas extras é um pedido da categoria que apareceu bastante na nossa pesquisa. Estamos recebendo muitas reclamações de alguns setores em que a empresa está mandando compensar e está tendo divergência em relação a isso. Então, vamos levar para a discussão do acordo para que essas horas sejam realmente pagas”, comentou o diretor Francisco Ferreira.

Outra demanda dos trabalhadores é com relação ao ganho real e aos reajustes nos auxílios refeição e alimentação. “Mato Grosso do Sul está entre os estados com maiores aumentos na inflação da alimentação e a categoria está sentindo isso”, esclareceu Elvio Vargas.

Só em Campo Grande, o aumento da cesta básica foi de 24,14% nos últimos 12 meses (setembro 2019 a setembro 2020), conforme dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Resumo da Pauta do ACT

- Manutenção/Ampliação dos direitos adquiridos

- Reajuste nos tickets alimentação e refeição

- Ganho real

- Pagamento integral de 100% das horas extras

- Reajuste no adicional de dupla função

- Dupla função fixa específica para as equipes do roço mecanizado

- Transporte para todos os trabalhadores (Centro Operacional, Almoxarifado, SE Miguel Couto, SE Cuiabá e na cidade de Dourados)

- Segurança nas agências de atendimento

A pauta do ACT será protocolada na empresa nesta quarta-feira (14). O sindicato também fará a entrega do Termo de Manutenção da Data-Base com pedido para que a Energisa garanta a manutenção dos direitos do acordo anterior. A medida é necessária em razão da reforma trabalhista, que acabou com a ultratividade.

O lançamento da Campanha Salarial 2020/2021 da Energisa-MS será na sexta-feira (16), a partir das 7h30, no Centro Operacional da empresa, em Campo Grande.

No mesmo dia, o sindicato já tem reunião marcada para discutir sobre o programa de reabilitação e garantia de emprego para acidentados do trabalho, que está entre as reivindicações da categoria.

Na segunda (19), será realizada a primeira rodada de negociação sobre a pauta do ACT 2020/2021.

PLR

O diretor Gilson Pereira falou sobre o andamento das negociações da PLR. “Já fizemos cerca de 15 reuniões somente sobre PLR e não chegamos ainda a um denominador comum. Estamos negociando os pesos de cada indicador”, explicou.

Na quinta-feira (15), será realizada mais uma reunião sobre o tema e a expectativa é que seja finalizada uma proposta para ser avaliada pela categoria em assembleia.

Migração

A Energisa realiza mais uma live sobre a migração da previdência complementar para a EnergisaPrev na quinta-feira (15).  O sindicato está acompanhando todo o processo. “É um processo legal, a migração é voluntária, não é obrigatória. É uma questão pessoal. O sindicato apenas orienta sobre possíveis vantagens e desvantagens. Cada um avalia e faz sua escolha”, afirmou diretor Breno Mourão.

O Sinergia-MS já promoveu um debate sobre o tema no dia 2 de setembro. Uma nova live está prevista para o dia 22 de outubro (quinta-feira da próxima semana).

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo