Notícias

você está em: home > Notícias

1 de Fevereiro de 2020 às 08:00

Em primeira reunião do ano com Energisa, Sinergia-MS debate ajustes no texto do ACT

Os diretores do Sinergia-MS também apresentaram demandas dos eletricitários para a empresa.

Nesta sexta-feira (31), os diretores do Sinergia-MS se reuniram com representantes da Energisa para debater ajustes no texto do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020. Estavam presentes na reunião, que ocorreu na sede da empresa em Campo Grande, o presidente do sindicato, Elvio Vargas, e os dirigentes sindicais Alicéia Araújo, Breno Mourão, Valentim Rodrigues  Delfino e Gilson Pereira da Silva.

O ACT 2019/2020 já foi aprovado pela categoria em dezembro do ano passado, no entanto, o presidente do Sinergia-MS relata que houve divergências no entendimento de algumas cláusulas na hora de assinar o acordo.

“Como hoje, com a reforma trabalhista, o negociado prevalece sobre o legislado, há um cuidado maior tanto da empresa quanto do sindicato com relação aos textos de todas as cláusulas do acordo. Nós não assinamos o acordo ainda porque há interpretações diferentes do sindicato e da empresa nos textos de algumas cláusulas e estamos caminhando para fechar. Vamos ter uma conversa com nosso jurídico para gente resolver essa questão”, explicou Elvio Vargas.

As cláusulas em discussão são relacionadas à escala de turno ininterrupto de revezamento e escala 4 x 2 fixa.

Na reunião, os diretores do Sinergia-MS também apresentaram demandas dos eletricitários para a empresa. Veja abaixo:

Educação

Atendendo ao pedido do sindicato, a Energisa informou que irá prorrogar o prazo para as inscrições das bolsas de estudo da Educação Continuada. O prazo terminaria nesta sexta-feira (31). Os trabalhadores da Central de Serviços da Energisa (CSE) poderão participar do processo, conforme reivindicação do Sinergia-MS. A concessionária também se comprometeu a melhorar a divulgação sobre as bolsas de estudos enviando comunicado para os afastados.

“O pessoal que está afastado, muitas vezes, não fica sabendo desses processos e pedimos para a empresa melhorar essa comunicação. Levamos essa reivindicação e a dos trabalhadores do CSE que querem participar. A prorrogação e a participação do pessoal da CSE são grandes conquistas porque garantem o acesso a esse benefício tão importante para os eletricitários”, afirmou o diretor do sindicato, Valentim Rodrigues Delfino.

As bolsas variam de 50% a 100% e são para cursos de graduação, pós-graduação, MBA e curso técnico. O incentivo à educação formal por meio da concessão de bolsas está previsto no acordo coletivo.

Hora extra

O Sinergia-MS solicitou ainda que a empresa cumpra o que foi acordado, que é priorizar o pagamento das horas extras, e não a compensação. Além disso, que realize capacitação junto aos colaboradores sobre as horas extras, para que os trabalhadores tenham clareza das horas extras pagas e das que foram para o banco de horas. A concessionária de energia informou que foi realizada a primeira visita às bases para esclarecimento, em janeiro, e que disponibilizará a programação das visitas do primeiro semestre.

Plano de saúde

Foi cobrado ainda maior esclarecimento e divulgação sobre a mudança das carteirinhas do plano de saúde, que venceram dia 31 de janeiro. A Energisa informou que esclarecerá sobre a alteração e que está buscando alternativas para melhorar a comunicação com os colaboradores através de outros de meios de comunicação como, por exemplo, o SIGOD (PDA) e em parcerias com a eficiência energética.

Previdência

O sindicato também solicitou uma conversa com o presidente da Energisa Prev para esclarecimento sobre a migração do plano. A empresa prometeu dar um retorno sobre o assunto até o dia 7 de fevereiro.

Empréstimo consignado

Em relação ao empréstimo consignado, o convênio foi concluído e a contratação de empréstimo está disponível aos trabalhadores. A concessionária informou que comunicará os trâmites e os critérios de solicitação do empréstimo consignado aos colaboradores.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo