Notícias

você está em: home > Notícias

5 de Agosto de 2020 às 18:20

Energisa demite trabalhadores com coronavírus e terceiriza atendimento comercial

Desde o início da pandemia, concessionária já promoveu o desligamento de pelo menos dez trabalhadores no Estado.

Mesmo em plena pandemia e com o aumento crescente dos casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul, a Energisa-MS promove mais demissões, desta vez em Corumbá. Desde o início da crise na saúde mundial, a concessionária de energia elétrica já promoveu o desligamento de pelo menos dez trabalhadores no Estado, sendo dois diagnosticados com coronavírus.

Em Corumbá, foram demitidos quatro funcionários da unidade comercial da Energisa-MS. Para o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, as demissões revelam um outro grave problema que prejudica não apenas os trabalhadores, como também a população: a terceirização do atendimento ao público. Corumbá é o terceiro município com o atendimento comercial terceirizado, os outros foram Jardim e Nova Andradina.

“Essa demissão significa terceirização do atendimento comercial, que para a população já não é legal, a população reclama muito e está insatisfeita. A partir do momento que você terceiriza, você não precariza só a relação de trabalho, quando paga menos e a condição do trabalhador que vai fazer o atendimento é pior, mas também precariza a relação do atendimento à população, as pessoas que precisam desse serviço serão prejudicadas”, explica o presidente do sindicato.

Demissões

Desde que o Grupo Energisa assumiu a concessionária, no ano de 2014, 900 trabalhadores foram demitidos, o que reflete na qualidade do serviço prestado aos consumidores. Com a pandemia, a empresa foi o primeiro grupo de energia a implantar a Medida Provisória 936 que reduz salários e jornadas e suspende contratos de trabalho. 

“Ao mesmo tempo que a empresa adere à medida provisória, ela promove demissão de trabalhadores em plena pandemia. Não deveríamos ter nenhuma dispensa se o foco do programa do governo era justamente evitar demissões”, ressalta Elvio Vargas.

Leia mais: Reportagem do Jornal O Estado mostra que, depois de cortar salário de trabalhadores, Energisa mira novo socorro do governo
Energisa é o primeiro grupo de energia a implantar MP que reduz salários e suspende contratos

A diretora do Sinergia-MS, Alicéia Araújo, também critica a estratégia da empresa de receber subsídio do governo e fazer demissões, inclusive de trabalhadores com coronavírus.

“Uma das atendentes demitidas de Corumbá estava com coronavírus, contraiu a pneumonia e retornou ao trabalho home office ainda sentindo os sintomas. A Energisa aderiu à MP 936, está utilizando um recurso do governo para manter os empregos, essa é a finalidade do governo cobrir parte da obrigação dela, que é custear o salário dos trabalhadores. Então o caixa está muito bem, mas ela continua demitindo trabalhador”, revela.

Ainda de acordo com a diretora Alicéia Araújo, além da trabalhadora de Corumbá, o sindicato registrou a demissão de outro funcionário com a doença em Campo Grande.

“No início de julho, a empresa demitiu um trabalhador com coronavírus, ele apresentou o atestado e a demissão foi mantida. Estamos tentando a reintegração, comunicamos a empresa, mandamos o atestado porque ele teve contato com outros trabalhadores do setor dele. Inclusive um desses trabalhadores é o supervisor do COD, que quase morreu, teve parada cardíaca, ficou entubado. Tem vários trabalhadores contaminados e ela demite assim mesmo”, denuncia Alicéia.

No mês de julho, a Energisa-MS anunciou que foi reconhecida pela terceira vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo ranking do Instituto Great Place to Work (GPTW).

Os dirigentes sindicais questionam a legitimidade do prêmio considerando as demissões e a necessidade de identificação dos trabalhadores, que tem que informar o CPF e, muitas vezes, ficam com receio de responder ao questionário de forma sincera.

“O Ricardo Botelho, CEO da Energisa, dá entrevista falando que o grupo Energisa fez isso, fez aquilo, com doações de milhões de reais para o combate à pandemia. Eles gostam de falar que a empresa ganhou, pela terceira vez consecutiva, o prêmio de melhor empresa para se trabalhar. Melhor empresa para trabalhar para quem? Se em plena pandemia demite, não respeita a saúde do trabalhador que se contaminou lá dentro, terceiriza, precariza as relações de trabalho”, critica a diretora do sindicato.

Por: Assessoria de Comunicação Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo