Notícias

você está em: home > Notícias

24 de Abril de 2008 às 18:00

Horta beneficia comunidades carentes

Várias famílias são beneficiadas com esta iniciativa

Cerca de 15 famílias dos bairros Jardim Noroeste, Jardim Panorama e Maria A. Pedrossian, têm literalmente colhido os frutos da horta comunitária instalada nos fundos da subestação da Eletrosul, na saída para Três Lagoas.

A área de 25.000 m², que antes era ocupada por entulhos de obra, hoje abriga plantações de alface, berinjela, quiabo, salsa, cebolinha, melancia, beterraba, milho e mandioca. A iniciativa começou no início do ano passado, depois de uma sugestão dos funcionários da Eletrosul de Curitiba. As sementes foram doadas por parceiros como o Iagro e a Uniderp.

Além de representar um reforço na alimentação dessas famílias, a horta ajuda a gerar renda, já que o excedente da produção é comercializado em sacolões e pequenos mercados da região. Os lucros são repartidos entre a própria comunidade, que administra tudo em esquema de mutirão. A colheita farta também já virou solidariedade em forma de doação para asilos.

" Tudo isso permitiu que essas pessoas aprendessem mais sobre organização e trabalho em equipe, e melhorou o relacionamento entre os moradores", comemora Vicentino Prestes, diretor de base da Tractbel / Eletrosul e um dos colaboradores do projeto.

A Eletrosul também é beneficiada, já que a comunidade valoriza  protege as instalações, que antes sofriam prejuízos expressivos e constantes devido ao vandalismo, sem falar na economia nos gastos com a supressão da vegetação nas áreas de cultivo das hortas. Ações semelhantes acontecem também em Dourados e Anastácio.



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo