Notícias

você está em: home > Notícias

24 de Março de 2021 às 16:35

Leituristas da Engelmig aprovam ACT 2020/2021

Os leituristas da capital e do interior que atuam na Engelmig aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021 durante as assembleias realizadas nesta quarta-feira (24) pelo Sinergia-MS.

Para evitar aglomeração e riscos de contaminação pela Covid-19 para os trabalhadores, foi realizada a votação presencial em duas turmas, a partir das 7h20, na sede da empresa, em Campo Grande, seguindo os protocolos de saúde e segurança, como o uso de máscaras.

Em seguida, às 14h, foi realizada a votação virtual com os leituristas de Aquidauana, Corumbá e Jardim. Tanto na assembleia presencial quanto virtual, a categoria aprovou o ACT. A votação contou com a participação de 60% dos trabalhadores.

Um dos principais pontos do acordo é o reajuste de 4,77% do ticket alimentação, que passou de R$ 23,50 para R$ 24,62 por dia trabalhado.

“Conseguimos avançar no ticket e garantir que os leituristas recebam o mesmo valor que o pessoal que atua no STC [serviço técnico-comercial] e CCM [construção e manutenção] da empresa”, explica a diretora do Sinergia-MS, Alicéia Araújo.

 

Esse é o primeiro ACT dos leituristas com a empreiteira. Durante as negociações, foi montada uma Comissão de Trabalhadores. A Engelmig foi contratada para a área de leitura em agosto do ano passado, após licitação realizada pela Energisa.

“O primeiro passo é garantir por escrito o direito dos trabalhadores, porque quando não tem nada firmado há o risco da empresa descumprir ou retirar algum direito. Entendemos que é possível avançar e atender outras reivindicações da categoria, mas neste momento o mais importante é garantir o ACT, que hoje é o principal instrumento de proteção ao trabalhador, que sobrepõe inclusive a CLT”, destaca a dirigente sindical.

A data base da categoria foi fixada em 1º de julho. A previsão do Sinergia-MS é iniciar as negociações em maio.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo