Notícias

você está em: home > Notícias

28 de Novembro de 2008 às 10:00

Nasce a Federação Sul dos Urbanitários

FSU vai possibilitar novas conquistas para as categorias abrangidas.

Escrito por CUT/PR   
21/10/2008

Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul

O dia 14 de outubro vai ficar na história do movimento sindical CUTista. Representantes de seis sindicatos de trabalhadores em urbanização, saneamento e energia dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul se reuniram em assembléia realizada no Salão Social do Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi) e fundaram a Federação Sul dos Urbanitários (FSU/CUT), uma entidade que nasce orgânica à Central Única dos Trabalhadores.

A nova entidade fica sediada em Porto Alegre-RS e representa mais de 10 mil trabalhadores na base. A presidência ficou com a Vera Lúcia Pedroso Nogueira, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas em Água, Esgoto e Saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná (Sindaen). O diretor institucional é Valdir Aparecido Mestriner, do Sindicato dos Urbanitários do Paraná (Sindiurbano-PR), e a secretaria de finanças ficou a cargo de David Barros, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua-RS).

Para a presidente, a FSU vai possibilitar novas conquistas para as categorias abrangidas. "O maior ganho é o fortalecimento da classe trabalhadora, que podemos destacar em dois ítens: primeiro, no Brasil, a classe trabalhadora está passando por uma reorganização sindical. A Portaria 186/2008 do Ministério do Trabalho possibilita atender o anseio dos trabalhadores urbanitários em ter sua própria Confederação. A FSU-CUT vem somar à Federação Nacional dos Urbanitários e Federação de São Paulo para continuar as articulações necessárias em âmbito nacional e criar a Confederação dos Urbanitários, que possivelmente nascerá em 2009. Segundo, com uma Federação Interestadual, com base regional, que geograficamente está mais próxima, se cria um instrumento mais eficaz na representação dos trabalhadores, até mesmo por ter realidades mais similares, facilita a defesa de seus interesses, a promoção da solidariedade das entidades filiadas, a luta e busca por aprimoramento da legislação social, objetivos coletivos e melhores condições de trabalho, o estímulo à organização de categorias e parcerias nas disputas das entidades sindicais", declarou Vera Lúcia.

O presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU/CUT), José Eduardo de Campos Siqueira, prestigiou a assembléia de fundação da FSU. 

Debate preliminar
Os dirigentes sindicais que constituíram a FSU/CUT realizaram um debate preliminar acerca de questões como elaboração do estatuto, localização da sede e a possível composição da primeira diretoria durante reunião na sede da CUT-Paraná, ocorrida no dia 23 de setembro. "Foi importante abrigar a primeira reunião do grupo que constituiu mais uma entidade representativa de trabalhadores. Ela, com certeza, dará mais visibilidade às lutas dos trabalhadores em saneamento, energia e meio ambiente da região sul", declarou Roni Anderson Barbosa, presidente da CUT-PR. O encontro preparatório também contou com a participação do secretário-geral da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU/CUT), sr. Luiz Gonzaga Ulhôa Tenório, e do assessor jurídico da entidade, advogado Wellington Santana de Souza.

Sindicatos que compõem a FSU/CUT:
Sinefi (Eletricitários de Foz do Iguaçu). 1200 trab na base
Sindiurbano-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Paraná).
Sindiágua-RS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado do Rio Grande do Sul).
Sinergia-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Comércio de Energia no Estado do Mato Grosso do Sul). Sindael (Sindicato dos Trabalhadores na Captação, Purificação de Água e Tratamento de Esgoto de Londrina e Região).
Sindaen (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas em Água, Esgoto e Saneamento de Maringá e Região Noroeste do Paraná).

Direção Executiva FSU/CUT
Presidente - Vera Lucia Pedroso Nogueira – Sindaen
Diretor de Finanças - David Edison Borges Maciel Barros - Sindiágua-RS
Diretor Relações Institucionais – Valdir Aparecido Mestriner - Sindiurbano -PR
Diretor de Saneamento Ambiental – Marinho Candido – Sindael
Diretor de Energia – Carlos Augusto da Silveira – Sinefi
Diretor de Formação, Cultura e Divulgação – Elvio Marcos Vargas – Sinergia-MS
Diretoria de Gênero, Raças e Minorias – Selma Lucia Gross de Freitas – Sindiurbano-PR

Suplentes
Solange Borges Peña de Vargas - Sindiágua-RS
Walter Luciano Ribeiro – Sinergia-MS
Shirley dos Santos de Oliveira – Sindiurbano
Frederico Coelho Cuba - Sindaen
Alexandre Schmerega Filho - Sindael
Luiz Carlos de Souza - Sinefi

Conselho Fiscal
Leandro Alves de Almeida - Sindiágua-RS - Titular
Elizete Figueira de Almeida – Sinergia-MS – Titular
Valdomiro Torres Briano – Sindael – Titular
Césio Silva Cezario – Sindaen - Suplente
Antonio Aparecido de Oliveira – Sindiurbano-PR - Suplente
Antonio Carlos Amorin – Sinefi - Suplente

Representantes junto à entidade de grau superior
Elvio Marcos Vargas – Sinergia-MS - Representante Titular
Rui Porto Rodrigues – Sindi-agua-RS  - Representante Titular
Sebastião da Silva – Sindaen Suplente
Evangelista da Silva Santos – Sinefi Suplente



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo