Você está preparado para mais um rombo no seu bolso? Se não bastasse a crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus, com milhões de brasileiros desempregados, agora em 2021, haverá aumento na conta de luz que vai impactar fortemente no orçamento das famílias.
Projeções de uma empresa de tecnologia, TR Soluções, calculam que as tarifas residenciais na região Centro-Oeste deverão, em 2021, ter um incremento de 21,2%, a maior do país.
Em Mato Grosso do Sul, esse reajuste deve ser de até 11,9% – quase três vezes mais que a inflação de 2020, que foi de 4,52% -, de acordo com estimativa do Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa-MS). O aumento deve chegar ao consumidor sul-mato-grossense em 8 de abril, conforme calendário de reajuste da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A principal questão é que o aumento praticado no reajuste tarifário na área de concessão da Energisa-MS não condiz com a realidade do serviço prestado. A concessionária é campeã de reclamações no Procon/MS. Segundo o ranking de 2019 divulgado pelo órgão de defesa do consumidor, a Energisa-MS estava em primeiro lugar, com 2.346 reclamações.
Segundo o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, de 2019, a Energisa-MS está na posição 40 de 53 das concessionárias no país, com taxa de apenas 63.04 de satisfação dos clientes. São quatro itens avaliados nesta pesquisa da agência, sendo que no Valor – que avalia a percepção do consumidor em relação às facilidades que a energia traz, à qualidade do fornecimento e ao atendimento ao consumidor – o índice ficou em 26,62, uma queda de 16,61% em relação à pesquisa anterior. Os itens Qualidade e Confiança também apresentaram queda de 8,03% e 5,81%, respectivamente.
“Isso demonstra a insatisfação da população com o serviço prestado pela concessionária de energia em Mato Grosso do Sul. Desde que a energia foi privatizada no nosso estado, o sindicato vem denunciando, sistematicamente, que a gestão da Energisa piorou a qualidade dos serviços prestados à população sul-mato-grossense. Um exemplo é a retirada do serviço de religação de urgência”, comenta o eletricitário Elvio Vargas, funcionário da Energisa/MS e presidente do Sinergia-MS (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado do Mato Grosso do Sul).
Lucros da Energia-MS
Segundo o Sinergia-MS, o setor elétrico foi muito pouco afetado pela pandemia de Covid-19 e o Grupo Energisa apresentou recorde de lucratividade, inclusive com bons resultados para a Energisa-MS, que teve lucro líquido totalizado em R$ 245,10 milhões nos nove primeiros meses de 2020, aumento de 5,8%, diante o lucro de R$ 231,8 milhões em igual período de 2019.
Já em 2019, a concessionária em MS registrou lucro líquido de R$ 333,2 milhões, ante R$ 170,6 milhões no ano anterior, um aumento de 95,3%.
Mesmo com um lucro dessa magnitude, a Energisa-MS está reduzindo a mão-de-obra própria e aumentando a mão-de-obra terceirizada. A empresa iniciou o processo de terceirização do atendimento comercial em Mato Grosso do Sul em 2020, com as unidades de Jardim, Nova Andradina e Corumbá. De acordo com o sindicato, a mesma situação pode ocorrer em Campo Grande.
“A estratégia da empresa é terceirizar uma por uma para a população não perceber, até que tudo vai estar terceirizado e o atendimento piora. Estamos alertando para as pessoas se manifestarem contra essa medida porque o custo da energia é alto”, ressalta o presidente do sindicato.
Segundo o dirigente sindical, com foco em superar o próprio recorde de lucros, a Energisa-MS economiza drasticamente os custos operacionais e o consumidor é duramente impactado, pois sente imediatamente a má qualidade dos serviços, como sistema informatizado de atendimento obsoleto, causando muitas falhas nas solicitações dos clientes, mão de obra reduzida e baixos salários, o que gera demora na execução das ordens de serviço, além da terceirização.
É preciso denunciar
Uma saída para o consumidor é denunciar o serviço de prestação de energia elétrica para que a empresa passe pela fiscalização da agência reguladora.
Primeiro, o cliente que se sentir lesado pela prestação de serviço da concessionária deve formalizar a reclamação no 0800 da Energisa-MS e anotar o protocolo de atendimento. Depois, é só formalizar a reclamação na Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), através do 0800 727 0167, ou diretamente na Aneel, pelo telefone 167 ou pelo aplicativo ANEEL consumidor.
No site da Aneel, constam atualmente três autos de infração abertos em que a Energisa-MS precisará pagar R$ 3,5 milhões em multas por irregularidades constatadas pela fiscalização da Agepan.
Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS