Notícias

você está em: home > Notícias

3 de Junho de 2021 às 18:05

Sindicato apresenta reivindicações dos eletricitários da capital e do interior para Energisa-MS

O Sinergia-MS recebeu uma série de reivindicações da categoria durante as visitas realizadas nas unidades da Energisa-MS em todo o Estado, nos meses de abril e maio. As demandas foram apresentadas para os representantes da concessionária de energia durante reunião por videoconferência realizada na última segunda-feira (31).

São reivindicações relacionadas ao cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), compensação de horas extras, sobreaviso, falta de estrutura, entre outros pontos. Participaram da reunião o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, e os diretores Alicéia Araújo, Antônio Carlos, Gilson Pereira e Valentim Rodrigues Delfino.

“Conseguimos visitar quase todas as localidades do Estado, ouvindo os eletricistas e demais trabalhadores desde as cidades maiores até as cidades menores. Foi uma ação importante porque identificamos demandas comuns na categoria, que foram apresentadas por trabalhadores de vários municípios, como por exemplo o respeito ao aviso prévio de 48 horas para compensação”, avalia Elvio Vargas.

Compensação

O Sinergia-MS reforçou para a empresa a necessidade de cumprimento do parágrafo primeiro da cláusula 30ª do acordo coletivo. O item prevê que “a definição quanto ao dia da compensação será objeto de acordo entre a gerência da área e o empregado, 48 horas antes do início da referida compensação”.

“Tem casos em que o eletricitário é liberado do serviço em cima da hora por conta de viatura com defeito e casos em que o trabalhador é liberado, mas o tempo muda para chuva e ele é chamado novamente. Essas situações não podem acontecer”, afirma Elvio Vargas.

Sobreaviso

O Sinergia-MS apresentou a situação das equipes que fazem a escala 4 X 2 e não recebem sobreaviso, mas acabam fazendo, principalmente, nas pequenas localidades que, além de atender a própria cidade, também atendem os municípios vizinhos.

O sindicato informou ainda à concessionária de energia sobre possíveis erros no cálculo de sobreaviso dos finais de semana.

Transparência nas horas extras

Também foi apresentada a demanda da categoria em relação à falta de transparência da Energisa-MS sobre as horas extras, quantidade de horas compensadas e quantidade de horas pagas.

“A empresa não tem uma ferramenta que mostre isso para o trabalhador, para que ele tenha um controle das horas extras disponíveis, o que ele já compensou e o que ele recebeu. Caso a empresa não acerte essa questão, o sindicato providenciará um aplicativo”, explica o presidente do sindicato.

Estrutura

Os dirigentes sindicais apresentaram ainda as reclamações da categoria com relação à estrutura nas unidades da Energisa-MS. Em Naviraí, os eletricitários reivindicam o refeitório para DOP/DCMD, que foi prometido e não cumprido.

Na cidade de Bonito, os trabalhadores também aguardam o cumprimento da promessa da construção de um banheiro externo na base. Hoje, os eletricitários têm que utilizar o mesmo banheiro dos clientes.

A categoria também reivindica a aquisição de bancos para o refeitório em Dourados.

Outras demandas

O Sinergia-MS cobrou a empresa sobre a necessidade de aumento no valor das diárias, que não tem reajuste há 2 anos.

Em praticamente todas as localidades, os eletricitários reclamaram da falta de aplicação do Plano de Cargos e Salários.

Outra reclamação frequente foi o atraso no recebimento dos holerites em vários municípios. O sindicato também reivindica que o trabalhador não seja obrigado a fazer cursos EAD nos dias de folga.

PLR

Na reunião, também foram discutidas questões relacionadas à PLR, onde foram apresentados os indicadores para a PLR 2021.

A empresa também pontuou sobre a inclusão de redação no ACT de PLR 2021, a qual estabeleça que: o cargo de coordenador passa a ser considerado para fins de PLR como de gestor com target de um salário base.

O sindicato informou que vai analisar a proposta da empresa.

Uma reunião foi agendada para o dia 10 de junho para tratar as questões reivindicadas pelos eletricitários e também uma resposta do sindicato quanto à redação do ACT da PLR.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo