Notícias

você está em: home > Notícias

30 de Julho de 2020 às 17:40

Sindicato: Saiba quais as vantagens de ser filiado

Ser sindicalizado é proteger seus direitos e lutar por melhorias. Em tempos de desemprego e reformas, torna-se mais difícil enfrentar o chefe ou o diretor de uma empresa para pedir aumento e cobrar o cumprimento de seus direitos.

O sindicato é a única forma de se defender e buscar melhores condições de trabalho. Desde reajustes anuais à assessoria jurídica, a entidade fornece todo o apoio que o trabalhador precisa.

Com a confiança de sua categoria, o sindicato tem mais força para lutar pela preservação de direitos e promover qualidade de vida aos trabalhadores.

Direitos

O Sinergia-MS, por exemplo, conseguiu aumento salarial com, no mínimo, o reajuste da inflação em todas as negociações de 2019. Empresas como a Engelmig e a Compel tiveram ganho real, com percentuais de 0,5% e 1,5% respectivamente, mesmo em um ano de crise política e econômica. Na Energisa, o ganho real foi no ticket alimentação.

Isso sem falar em todos os direitos que foram preservados na renovação dos acordos coletivos, como hora extra, sobreaviso, auxílios refeição e alimentação, diárias, PLR, licença-maternidade, planos de saúde, auxílio medicamentos, entre outros benefícios conquistados pelo sindicato, conforme cada empresa.

"Todos esses direitos foram conquistados através de muita luta e mobilizações. Por exemplo, o vale peru da Energisa nós conseguimos depois de luta, de movimento. Não foi a empresa que chegou e deu de graça, foi tudo através de luta do sindicato junto com a categoria", ressalta o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

Ainda conforme Elvio Vargas, a atuação do sindicato passou a ser ainda mais importante após a reforma trabalhista. “Desde que a reforma trabalhista entrou em vigor, nós passamos a ter uma relevância maior para a categoria, porque agora o negociado prevalece sobre o legislado. Então, tudo que for colocado no ACT tem força de lei. Isso exige o apoio dos trabalhadores para fortalecer o sindicato. Somente um sindicato forte tem condições de brigar pelas reivindicações da categoria durante as negociações”, explica.

Todos os anos, o sindicato luta pela manutenção e ampliação dos direitos da categoria por meio do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). "Principalmente em tempos de crise e pandemia, as empresas vem tentando retirar os direitos, é uma luta para conseguirmos manter, e mais uma vez a participação dos trabalhadores junto ao sindicato é fundamental", destaca.

Em 2020, as negociações começam a ser realizadas neste segundo semestre.

Leia mais: Com intervenção do Sinergia-MS, acordo garante pagamento a trabalhadores da Light Sul
Eletricitários da Energisa-MS aprovam ACT 2019/2020
Funcionários da MS Gás aprovam proposta de acordo coletivo
Após audiência no TRT, trabalhadores da Engelmig aprovam ACT 2019/2020
Eletricitários da Compel aprovam ACT com ganho real e adicional de Linha Viva

Pandemia

Desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil, o Sinergia-MS redobrou a atenção com relação aos cuidados e a preservação da saúde dos eletricitários e lutou pela manutenção dos empregos.

Entre as ações, estão as reuniões constantes com a Energisa-MS, o acompanhamento das terceirizadas e a distribuição de 5 mil máscaras para os eletricitários em todo o Estado.

Leia mais: Sinergia inicia distribuição de 5 mil máscaras para os eletricitários de MS
Sinergia cobra novas medidas contra coronavírus nas empresas de energia de MS

Na aplicação da MP 936, ainda que a participação do sindicato não seja obrigatória na maioria dos casos, os diretores do Sinergia-MS buscaram negociações com a Energisa-MS, realizaram uma live sobre o assunto e orientaram a categoria. A medida provisória, que foi aprovada pelo Senado em 16 de junho, permite redução de salários e jornadas e suspensão de contratos durante a pandemia de Covid-19.

“A nossa maior preocupação foi manter o emprego e a renda dos trabalhadores, diante do cenário de crise econômica que se agravou com a pandemia do coronavírus e dos altos índices de desemprego. Mas ficamos à disposição dos trabalhadores para que eles não saíssem prejudicados”, comenta o presidente do Sinergia.

Saiba mais: LIVE: Sinergia-MS debate redução de jornada e salários e suspensão de contrato pela Energisa

Assessoria jurídica

O sindicato ainda oferece assessoria jurídica aos filiados para ações individuais, como o restabelecimento ao emprego quando o trabalhador é demitido injustamente, e em casos de aposentadoria, em que são necessários documentos que nem sempre a empresa fornece.

Ações coletivas também restabelecem direitos da categoria que não foram respeitados. Recentemente, a assessoria jurídica do Sinergia conseguiu, através de ação judicial, o pagamento das horas extras vencidas e vincendas referentes ao período intervalar não concedido entre as jornadas de sobreaviso exercido pelos trabalhadores da Energisa-MS.

Leia mais: Justiça obriga Energisa-MS a pagar hora extra referente ao período intervalar não concedido entre as jornadas de sobreaviso
Jurídico: Saiba quais são os critérios para a ação do FGTS

O jurídico ainda auxilia no encaminhamento de demandas dos eletricitários às empresas do setor e atua em audiências de dissídio coletivo, por exemplo. 

Os advogados atendem as demandas dos filiados diariamente. Em razão da pandemia, os atendimentos estão sendo realizados apenas por telefone, através do número 3027-4159. A equipe também atende as demandas pelo WhatsApp 98149-4637 e/ou 98149-4604. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Mobilizações

O Sinergia-MS também lutou, junto com outras entidades, pela manutenção da aposentadoria especial do eletricitário. O benefício foi ameaçado pela Reforma da Previdência, mas, após manifestações e articulações dos sindicatos junto aos parlamentares, houve alteração e uma lei complementar, que ainda precisa ser aprovada, preservou esse direito.

Leia mais: Entidades urbanitárias na luta pela aposentadoria especial dos eletricitários
Sinergia-MS continua na luta pela aposentadoria especial dos eletricitários

Outras medidas prejudiciais aos trabalhadores, como a MP 905/2019, foram revogadas após mobilizações de sindicatos e entidades representativas de todo o país.

Veja mais: Vídeo: Sinergia-MS e Dieese mostram os perigos da MP 905

Lazer

Na área de esporte e lazer, o Sinergia-MS tem o clube de campo que está à disposição dos filiados. No local, são realizados eventos para confraternização da categoria como a Festa do Dia do Trabalhador e do Dia do Eletricitário. Também é realizado, todos os anos, o Campeoche. 

No clube, também são realizadas ações beneficentes em prol de eletricitários ou familiares, como churrasco, carreteiro e torneios. além disso, o filiados ainda pode alugar o local para festas familiares. No momento, todos eventos sociais e esportivos estão suspensos em razão da pandemia do coronavírus.

Em 2019, o sindicato viabilizou ainda a reforma e a reinauguração do Grêmio Enersul de Dourados.

Leia mais: Reinauguração do Grêmio Enersul reúne trabalhadores de Dourados e região    
Sinergia-MS fecha clube e restringe atendimento em razão do coronavírus

Por: Assessoria de Comunicação Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo