Notícias

você está em: home > Notícias

24 de Janeiro de 2020 às 15:35

Sinergia-MS participa de Encontro dos Urbanitários e de Reunião da Intersindical Energisa

O Sinergia-MS participou do 10º Encontro Nacional dos Urbanitários (ENU/CUT), nos dias 20 e 21 de janeiro de 2020, em Salvador (BA). Os representantes dos trabalhadores do setor elétrico se reuniram para analisar, debater e deliberar sobre as estratégias de luta unificada das entidades sindicais diante da conturbada conjuntura de ataques à classe trabalhadora e contra a tentativa do atual governo de privatizar as empresas públicas de Água e Energia.

“Os trabalhadores têm que se organizar tanto a nível nacional e, se necessário, até a nível internacional. Os desafios são grandes, a cada momento vem uma nova ameaça aos trabalhadores e às entidades sindicais, dessa forma, temos que estar juntos fazendo a resistência e a defesa incondicional dos trabalhadores”, destacou o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

O 10º ENU contou com uma grande participação de instituições de todo o Brasil. De acordo com a organização do evento, foram 22 Estados representados, 32 entidades e organizações marcando presença e mais de 100 inscritos.

Entre os temas debatidos durante o Encontro Nacional estão as Campanhas Salariais 2019/2020, a ampliação do espaço da mulher trabalhadora, as Perspectivas do Setor Elétrico e do Saneamento (PL 3261). Também houve apresentação da Intersindical Neoenergia e reunião das Intersindicais.

Além do 10º ENU, o presidente do Sinergia-MS permanece em Salvador até esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, para participar do planejamento 2020 do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE).

 

Reunião da Intersindical Energisa

Nos dias 21 e 22 de janeiro, também houve reunião da Intersindical da Energisa, que contou com a presença de representantes dos trabalhadores da Energisa dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Sergipe, Minas Gerais, Acre e Rondônia.

Unificação - Entre as deliberações da reunião está a unificação das Campanhas Salariais. Serão definidos pontos comuns entre os eletricitários da Energisa de todo o país para construção de uma estratégia de luta e enfrentamento unificada. Esse processo será iniciado com a questão do banco de horas na negociação de Tocantins, que é a próxima data-base.

Também foi destacada a importância de unificação das datas-bases e os desafios para alcançar essa medida, uma vez que, conforme os dirigentes sindicais, a Energisa não tem interesse e ainda tem dificultado a unificação. Atualmente, as datas-bases estão da seguinte forma: TO (maio); RO e AC (junho); MG (julho); SP (agosto); MT (outubro); MS, SE e PB (novembro). A primeira etapa pode ser a unificação a partir dos sindicatos que tem data-base no mesmo mês ou próximas.

Também foram debatidas questões como a necessidade de quebrar a insistência da Energisa em não conceder ganho real; padronização do modelo de PLR, seguindo modelo já aplicado em MS, SP e TO como manifestado pela concessionária de energia; plano de saúde; contribuição sindical e mobilizações.

Horas extras/banco de horas - A preocupação com o pagamento de horas extras e a compensação do banco de horas também foi abordada durante a reunião. Três empresas do Grupo Energisa não têm Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que trata desta questão, uma delas é de Tocantins, onde a concessionária de energia realizou um acordo individual de banco de horas, permitido após a Reforma Trabalhista, reduzindo as possibilidades de negociação.

Em Sergipe, as horas extras são pagas com 50%, sábado 70% e domingo 100%. No Acre e Rondônia, apesar de não ter a cláusula de banco de horas no ACT, tem uma cláusula que garante o pagamento de 100% das horas extras que ultrapassam das 2 horas diárias.

Previdência Complementar - Os dirigentes sindicais consideram que o processo de eleição do Conselho de Participantes da Energisa Prev não atende às necessidades da categoria e haverá mobilização para reivindicar um processo eleitoral paritário (número igual de representantes da empresa e dos trabalhadores). O Sinergia/SP disponibilizou uma assessoria para fazer um estudo do novo Plano Energisa Prev oferecido pela empresa, que será avaliado na próxima reunião da Intersindical.

Por: Assessoria de Comunicação Sinergia-MS 



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo