Notícias

você está em: home > Notícias

18 de Fevereiro de 2020 às 15:06

Sinergia-MS participa de reunião da Intersindical sobre migração para EnergisaPrev

Nesta terça-feira (18), o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, e dirigentes de sindicatos que representam os eletricitários em todo o país participaram da reunião da Intersindical Energisa para debater a migração do plano de benefícios previdenciários para a EnergisaPrev.

O encontro, realizado por videoconferência, foi coordenado pelo Sinergia CUT-SP. Esta foi a primeira ação da Intersindical após a reunião que aconteceu em janeiro, em Salvador (BA).

  

A migração do atual plano de aposentadoria utilizado pelos empregados da Energisa (conforme cada Estado) para a EnergisaPrev (nacional) foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em dezembro de 2018 e encaminhada para análise da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão responsável pela supervisão e fiscalização dos fundos de pensão do país.

A migração é voluntária, conforme lembrou o dirigente sindical, Gentil Teixeira de Freitas, do Sinergia CUT-SP, durante as discussões.

De acordo com Elvio Vargas, o assunto tem gerado muitas dúvidas na categoria. “Nós estamos sendo procurados e questionados sobre o assunto e, por isso, este tipo de reunião é fundamental para que possamos entender todo o processo e orientar os trabalhadores”, avaliou o presidente do Sinergia-MS.

Durante a reunião, foi informado ainda que, em Mato Grosso do Sul, foram indicados dois representantes no Conselho da EnergisaPrev, um Deliberativo e outro no Conselho Fiscal.

A assessoria jurídica do Sinergia CUT-SP fará um estudo até o dia 26 de fevereiro sobre os pontos levantados na reunião, principalmente a questão do Acre e de Rondônia que não faziam parte ainda do Grupo Energisa quando a migração foi aprovada pelo Conselho, em dezembro de 2018.

A próxima reunião via videoconferência está agendada para o dia 27 de fevereiro (quinta-feira da próxima semana). Foi solicitada a possibilidade dos representantes do Conselho de MS participarem dessa reunião do dia 27, assim como todos os representantes dos sindicatos que representam os trabalhadores da Energisa.

Entenda

No processo de migração do plano de benefícios previdenciários adotado conforme cada Estado para a EnergisaPrev, foram propostas alterações nos Regulamentos dos Planos de Benefícios. Essas mudanças foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo no dia 6 de dezembro de 2018 e encaminhadas para a Previc. Após a aprovação da Previc, os participantes poderão optar em permanecer em seus planos de origem ou escolher voluntariamente a migração para o Plano Energisa.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo