Notícias

você está em: home > Notícias

30 de Setembro de 2020 às 16:55

Trabalhadores da Bureau Veritas aprovam ACT 2020/2021

 

Os trabalhadores da Bureau Veritas aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 durante assembleias realizadas de forma presencial em Campo Grande e Dourados, na última quinta-feira (24), e virtual nas demais localidades, na sexta-feira (25). Ao todo, trabalhadores de 20 cidades participaram da votação.

De acordo com a diretora do Sinergia-MS, Aliceia Araújo, o processo de negociação foi desgastante para o sindicato e para os trabalhadores.

“Inicialmente, a empresa colocou metas inatingíveis de produtividade tornando ainda mais precária a situação dos trabalhadores terceirizados. Contudo, com o empenho do sindicato e o apoio da categoria, conseguimos avançar nas cláusulas que possuem maior impacto financeiro para os trabalhadores”, explica a diretora.

Outro item importante é o ticket alimentação. “A empresa queria oferecer um valor muito baixo no ticket e ainda com um desconto absurdo, nós conseguimos aumentar para 450 reais, que é o valor que os trabalhadores recebiam com a empresa anterior e deixar apenas 1 real de desconto”, informa Aliceia.

Por meio da negociação, o sindicato ainda conseguiu garantir o pagamento referente à rescisão complementar para os trabalhadores que foram demitidos da Bureau Veritas. O ACT é retroativo a 1º de agosto de 2020, data em que a empresa começou a atuar em Mato Grosso do Sul como prestadora de serviço da Energisa.

Representação sindical

Durante as assembleias, a categoria também ratificou a representação do Sinergia-MS. “Nós atendemos a uma solicitação da categoria para representá-los. Com essa aprovação, o Sinergia amplia a luta pelos trabalhadores do setor elétrico, representando os leituristas”, afirma Aliceia.

A Bureau Veritas é uma empresa francesa que já atua em outros estados do Brasil, como Acre, Rondônia e Paraná, e emprega cerca de 180 pessoas em Mato Grosso do Sul.

“Tivemos bastante dificuldade com a intransigência da empresa. Logo que ela chegou, os trabalhadores ficaram com salário, ticket e vale transporte atrasados, mas conseguimos regularizar essa situação e ainda temos desafios a serem superados”, avalia a diretora do sindicato.

Atualmente, os leituristas atuam na Bureau Veritas e na Engelmig, sendo que nesta última os trabalhadores já são representados pelo sindicato. Ao todo, o Sinergia-MS representa os eletricitários de 12 empresas no Estado.

Por: Assessoria de Comunicação Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo