Notícias

você está em: home > Notícias

26 de Junho de 2019 às 09:22

Trabalhadores da Eletrosul aprovam greve por tempo indeterminado

Em assembleia na tarde do dia 25 de junho, os trabalhadores da Eletrosul (subsidiária da Eletrobras) na base territorial de Campo Grande aprovaram um indicativo de greve por tempo indeterminado, a partir de 1º de julho. A decisão foi tomada em decorrência da falta de avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.

Os eletricitários também aprovaram autorização de ajuizamento de dissídio coletivo pela FNU (Federação Nacional dos Urbanitários) e manutenção dos serviços essenciais a população.

“Por ser uma atividade essencial, durante a greve, será garantida a prestação de serviço a comunidade. Para isso, 35 % dos trabalhadores da área operacional estarão à disposição da empresa”, comentou o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

A 6ª rodada de negociação entre a Eletrobras e seus empregados, realizada no dia 18 de junho, no Rio de Janeiro, foi marcada pela tentativa de retirada de direitos, já que a empresa insiste em retirar do Acordo Coletivo de Trabalho a cláusula de garantia contra a demissão em massa (Cláusula 07), além de alterar outras que exclui a garantia de emprego (Cláusula 06) e a participação dos sindicatos das discussões para alterações das normas internas (Cláusula 08).

Quanto ao índice de reajuste salarial, a proposta da empresa é de 1,5% aplicado às cláusulas econômicas, contra 4,5% reivindicados pela categoria.

“Em um cenário em que a inflação está em quase 5% , a proposta da empresa é indecente por sequer repor as perdas inflacionárias e, por isso, foi rejeitada pelos trabalhadores. Agora vamos para a luta, porque não podemos permitir a retirada de direitos”, ressaltou Elvio.

De acordo com o presidente do Sinergia-MS, a greve será deflagrada se não houver uma proposta digna apresentada na audiência de conciliação que será mediada nesta quarta-feira, dia 26, pelo TST.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo