Notícias

você está em: home > Notícias

26 de Agosto de 2021 às 08:00

Trabalhadores da Energisa-MS aprovam proposta de PLR 2021

 

Os eletricitários da Energisa-MS aprovaram a proposta de PLR 2021, a ser paga em 2022, com 94% dos votos favoráveis. A votação ocorreu nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, durante assembleia virtual realizada pelo Sinergia-MS, e contou com a participação de trabalhadores da capital e do interior do Estado.

A proposta aprovada pela categoria é resultado de 10 reuniões de negociação que foram realizadas com a empresa. Antes de detalhar os indicadores, o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, destacou alguns pontos que foram debatidos com a Energisa-MS em relação à PLR, um deles é em relação ao dia do pagamento.

“Em anos anteriores, a categoria teve problema com o atraso na data de pagamento, que era até dia 10 de maio. Agora, o prazo foi ampliado para o dia 15 de maio, mas com a condição de que se a empresa atrasar, o sindicato poderá acionar a justiça por descumprimento do acordo”, esclareceu Elvio Vargas.

Nesta PLR, também foram incluídos os coordenadores nas mesmas condições que os gestores, sem prejuízo para os demais trabalhadores. Houve ainda o pedido do sindicato para o pagamento igualitário da PLR para todos os eletricitários, conforme reivindicação da categoria, mas não foi aceita pelaEnergisa/MS.

“Levamos essa demanda para a mesa de negociação, mas a empresa não aceitou. Contudo, a gente observa que o modelo atual tem sido favorável para a categoria por causa da presença de indicadores como o lucro da empresa e da negociação dos dirigentes sindicais. O valor da PLR melhorou ao longo dos anos, principalmente para quem ganha menos”, explicou o presidente do Sinergia-MS.

Negociação

Durante a assembleia, o diretor do sindicato, Breno Mourão, destacou que as negociações são pautadas em estudos e análises. “A equipe se prepara antes e durante a negociação, com informações do Dieese, análise do mercado, dos indicadores econômicos. Durante as tratativas, produzimos gráficos e estimativas, é um trabalho de muita discussão e estudo até chegar em um consenso”, esclareceu Breno Mourão.

O diretor Valentim Delfino, que integra o Conselho de Administração da Energisa-MS, também participa da mesa de negociação. “Ficamos um tempo sem representante do trabalhador no Conselho e agora temos essa participação, que é também um desafio e uma responsabilidade. E na negociação, vamos sabendo da situação financeira e de como os acionistas estão vendo a empresa, e que o esforço do trabalhador está dando resultado financeiro positivo”, avalia Valentim Delfino.

 

A mesa de negociação da PLR é formada pelos dirigentes sindicais Elvio Vargas, Gilson Pereira, Breno Mourão, Aliceia Araujo, Francisco Ferreira da Silva, Valentim Delfino, Antônio Carlos Rodrigues Camuci e Roberto Schneidewind Junior e a economista do Dieese Andreia Ferreira.

Indicadores

Os indicadores que compõem o cálculo da PLR são EBITDA, OPEX, DEC, FEC, Inadimplência, Pendente, Hora Extra Paga e Perdas Totais.

A supervisora técnica do Dieese, Andreia Ferreira, apresentou os dados financeiros da Energisa-MS e destacou os indicadores que apresentaram crescimento no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado como: a Receita Operacional Líquida, sem receita de construção (+31,2%), EBITDA Ajustado (+79,9%) e Lucro Líquido (+122%).

 

“São indicadores que nos dão uma fotografia de como a empresa está caminhando. O resultado financeiro da empresa é excelente, apesar de todos os contratempos e da pandemia. As perspectivas diante do aumento da venda de energia, da ampliação do número de consumidores e da retomada dos setores que ajudam a movimentar a economia com o avanço da vacinação nos dão um panorama de que esses números devem continuar positivos até o final do ano”, avalia a economista.

No primeiro semestre de 2021, a Energisa-MS registrou lucro líquido de R$ 259 milhões de reais. No mesmo período do ano passado, o lucro foi de R$ 116,6 milhões.

O modelo de cálculo da PLR continua o mesmo dos anos anteriores. Houve apenas alteração nos valores e pesos dos indicadores que compõem o BSC (Balanced Scorecard ou Indicadores Balanceados de Desempenho).

 

“Buscamos colocar um peso maior nos indicadores que, pela nossa análise, achamos que serão atingidos. Já os outros indicadores, que durante o ano não estão se comportando bem, abaixo da meta, ficaram com 6%”, explicou o diretor do Sinergia-MS, Gilson Pereira.

 

Campanha Salarial

Em relação à Campanha Salarial da Energisa 2021/2022, o Sinergia-MS realizou a oficina de planejamento nos dias 18, 19 e 20 de agosto. O lançamento da campanha e a realização da assembleia de votação da pauta de reivindicações estão previstos para o dia 13 de setembro.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo