Notícias

você está em: home > Notícias

16 de Dezembro de 2019 às 13:40

Trabalhadores da Energisa-MS recusam proposta de reajuste salarial

Trabalhadores da Energisa-MS recusaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 apresentada pela empresa durante as assembleias realizadas pelo Sinergia-MS, em Campo Grande e nas cidades do interior, na manhã desta segunda-feira (16).

Na capital, a votação aconteceu no Centro Operacional da Energisa-MS. A maioria dos presentes considerou que a proposta não atende as principais reivindicações da categoria.

Confira os detalhes da proposta da empresa no vídeo que está no final desta matéria.

“Foi uma assembleia positiva, me surpreendeu o número de participantes, os trabalhadores participaram, fizeram perguntas, isso é muito bom. Acredito que a reprovação foi importante porque a intenção é melhorar essa proposta, a gente percebe que há condições de evoluir mais no acordo”, avaliou o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

A concessionária de energia de Mato Grosso do Sul ofereceu 2,55% de reajuste salarial, o que representa apenas a reposição da inflação, e 3,05% (INPC + 0,5% de ganho real) nos tíquetes alimentação e refeição.

 

“Nós entendemos que 2,55% é muito pouco e ainda podemos avançar nesse acordo, para melhorar esses índices. Queremos avançar um pouco mais tanto na reposição salarial como nos tickets até pela própria situação financeira da empresa, que tem registrado lucros e valorização das ações. Os acionistas estão recebendo sua parte no lucro, e isso precisa ser repartido também com os trabalhadores, são eles que fazem a empresa alcançar resultados”, afirmou a diretora do sindicato, Maria Angela da Silva.

Só no primeiro semestre de 2019, a Energisa-MS praticamente alcançou todo o lucro registrado no ano passado. Foram R$ 164,5 milhões nos primeiros seis meses deste ano, contra R$ 170,6 milhões em todo ano de 2018.

Outro ponto é que a Energisa-MS se recusa a incluir no ACT 2019/2020 uma cláusula que determina o pagamento de 100% das horas extras emergenciais e noturnas. “Essa questão das horas extras é outra reivindicação importante, as pessoas que são tiradas de casa têm que receber os 100% da hora extra e a empresa não quer colocar isso no acordo”, explicou a diretora Maria Angela.

A Energisa-MS também propõe a exclusão do limitador de 24 horas na cláusula de sobreaviso. “A exclusão do limitador de 24 horas de sobreaviso impede o trabalhador de depois recorrer à justiça para receber o sobreaviso durante a semana, que hoje não é pago”, esclareceu o presidente do sindicato. 

A empresa apresentou ainda um reajuste de 3,92% no valor das diárias, no entanto, durante a assembleia, os dirigentes sindicais lembraram que a categoria está sem reajuste nas diárias há 3 anos, o que resulta em um índice acumulado de 11,25%. Na proposta, a concessionária solicitou ainda a isenção do controle de jornada de algumas profissões (advogados, auditores e especialistas).

Com o mote "Melhor empresa, piores salários", as principais bandeiras da Campanha Salarial 2019/2020 da Energisa-MS são: Manutenção e ampliação dos direitos; Ganho real; Salários compatíveis com as melhores empresas; e Fim da pressão excessiva por resultados.

O Sinergia-MS vai enviar um ofício para a empresa informando que a categoria reprovou a proposta e solicitando uma nova reunião para dar continuidade às negociações.

Interior

A categoria também reprovou a proposta da empresa nas cidades do interior do Estado. Em Dourados, a votação foi conduzida pelos diretores do Sinergia-MS, Antônio Carlos Rodrigues Camuci e Roberto Schneidewind Junior.

Em Naviraí, o diretor Geonete Peixoto Costa coordenou a assembleia. Em Nova Andradina, o dirigente sindical João de Oliveira Mendes conduziu a votação. Os diretores Waciton Batista Gedro e Edvilson Silva do Canto coordenaram a assembleia em Ponta Porã e Jardim, respectivamente.

A assembleia do Sinergia-MS foi conduzida pelos diretores Joel Fernandes Rodrigues e Francisco Ferreira da Silva, em Coxim; Cleomar de Arruda Alves Pereira, em Corumbá; Breno Nery Mourão, em Aquidauana; e Carlos Araújo Chaves, em Paranaíba.

 

 

Video: Presidente do Sinergia-MS explica detalhes da proposta da Energisa-MS

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo