Os eletricitários da RC Vieira Ltda, conhecida como Construtora Pantanal, paralisaram as atividades nesta quarta-feira (10) em Corumbá devido ao atraso no pagamento dos salários. A situação não é inédita, em julho, os trabalhadores já haviam interrompido os serviços pelo mesmo motivo, somado à falta de vale-alimentação e plano de saúde. O Sinergia-MS, apesar de não ser formalmente reconhecido pela empresa, declara apoio integral à categoria.
Além da reincidência nos atrasos, os trabalhadores denunciam o descaso da empresa com direitos básicos. “A gente não parou porque quis. Estamos sem condições psicológicas para ir a campo sem receber. Como alguém consegue trabalhar sem pagamento, preocupado com as contas em casa?”, relatou um trabalhador da construtora, que preferiu não se identificar por medo de retaliações.
O presidente do Sinergia-MS, Chico Ferreira, criticou duramente a situação. “Tem trabalhador sendo cobrado na Justiça porque não consegue pagar pensão, e isso é consequência direta do atraso nos salários. Em julho já tivemos paralisação pelo mesmo motivo, e agora em setembro a história se repete. É revoltante ver a empresa tratar seus funcionários com tanto descaso. Há tempos estamos tentando representar oficialmente os eletricitários da RC Vieira, mas os donos fogem de qualquer acordo. Não querem assumir responsabilidade nenhuma, só pensam no lucro”.
O Sinergia-MS informa que seguirá acompanhando o caso e não recuará diante das denúncias de irregularidades e precarização. O sindicato cobra respeito aos direitos trabalhistas e condições dignas de trabalho para os eletricitários de Corumbá-MS.