Eletricista da Energisa que tem um filho autista é um dos fundadores da entidade.
A Associação dos Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista de Aquidauana e Anastácio (AFaP TEA) realiza um churrasco beneficente no dia 5 de abril, às 12h, em Aquidauana. A entidade foi fundada por um grupo de pais de autistas, entre eles, Dirley Fontoura, que é eletricista e trabalha na Energisa em Aquidauana.
O objetivo do evento é arrecadar fundos para construção de uma sede para a associação. “Hoje, as reuniões e atendimentos são realizados na nossa sede provisória que é na minha casa mesmo. Nossa intenção é montar uma sede com brinquedos pedagógicos, material didático e estrutura para as crianças autistas”, explica o eletricista Dirley.
Atualmente, a associação orienta os pais de autistas, promove palestras e troca de informações para melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança.
De acordo com Dirley, com uma sede estruturada, a expectativa é oferecer serviços gratuitos para as famílias de autistas, como atendimento com psicólogos e terapia ocupacional. “Na rede pública, são poucas vagas. O quadro de terapeuta ocupacional e psicólogos é pequeno, são atendidos apenas cinco autistas por dia. E neuropediatra, por exemplo, só tem em Campo Grande”, comenta.
O convite para o churrasco beneficente custa R$ 25,00. Menores de 7 anos não pagam. Os convites podem ser adquiridos na Madepauli (Rua Estevão Alves Corrêa, 2627, em Aquidauana), com Tim ou Silvana, ou pelo telefone (67) 99802-4385, com Dirley.
O evento será no dia 5 de abril, às 12h, no Village Espaço de Eventos, que fica na Rua Cândido Mariano, 2145, no bairro Guanandy, em Aquidauana. Haverá música ao vivo, com show da dupla Anderson e Fernandes e outras atrações musicais. A ação tem o apoio do Sinergia-MS.
O almoço beneficente encerra a Semana de Conscientização do Autismo, celebrada em razão do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em 2 de abril. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de difundir informações sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Associação dos Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Dirley é pai do Arthur, de 12 anos. Ele lembra que o filho foi diagnosticado aos 4 anos e teve dificuldade de compreender o que era o transtorno. Ele explica que a associação foi fundada no dia 6 de junho de 2018 por um grupo de pais de autistas. “Resolvemos nos juntar e montar essa associação para ajudar os outros pais, que tem o filho diagnosticado e não sabem nem por onde começar. Temos um pouco de bagagem, de experiência e podemos passar isso para esses pais, ajudar com os encaminhamentos de médicos e orientações gerais”.
Outra preocupação da AFaP TEA é divulgar informações sobre o autismo para a sociedade em geral e, dessa forma, reduzir a discriminação e o preconceito quanto ao transtorno. “Ainda se fala pouco sobre isso, essa é a nossa maior luta, fazer a divulgação, a conscientização porque a população ainda não está preparada para lidar com o autismo”, ressalta Dirley.
Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do Sinergia