Após várias rodadas de negociações com as empresas terceirizadas no setor de energia e também assembleias com os trabalhadores, o Sinergia-MS conseguiu fechar acordos coletivos que garantem a manutenção de todos os direitos e reajuste salarial para este ano de 2022. As negociações foram realizadas entre os meses de julho e setembro.
“Num cenário totalmente desfavorável com inflação alta, os benefícios foram mantidos, com as devidas correções do INPC de 11,92% e até um pequeno ganho real, no caso da Compel e JVP”, ressalta o diretor do Sinergia-MS, Francisco Ferreira da Silva.
A análise dos resultados das negociações de 2022 em todo o país, divulgada em agosto pelo Dieese, mostra que a maioria dos reajustes negociados (43,9%) não repuseram nem a inflação. Apenas 20,7% ficaram acima da variação do INPC e 35,4% tiveram valores iguais a esse índice.
O sindicato conseguiu fechar acordo coletivo com as seguintes empresas:
– BEI energética – Usina Costa Rica
– Bureau Veritas – Leitura
– Compel Engenharia Ltda
– Engelmig Elétrica – Leitura
– DB Machado Rede Forte
– JVP Engenharia Ltda
– MPE S/A
As negociações foram coordenadas pelos diretores Aliceia Araujo e Francisco Ferreira. Em Dourados, os dirigentes sindicais Antônio Carlos Camuci e Roberto Schneidewind Junior conduziram a assembleia com os trabalhadores da Bureau Veritas.
“Este ano, observamos um amadurecimento muito significativo, principalmente com os leituristas. O sentimento que temos é de sucesso nas negociações, neste cenário caótico economicamente falando”, acrescenta Francisco Ferreira.