Na terça-feira, dia 26 de dezembro, o Sinergia-MS vai realizar uma assembleia virtual para que os trabalhadores avaliem a nova proposta da Energisa-MS para Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024. A assembleia será às 18h30 pela plataforma Zoom.
Lembrando que, para participar e votar na assembleia, é necessário fazer a inscrição prévia. O link de acesso será enviado, posteriormente, para o e-mail cadastrado.
Clique aqui e inscreva-se.
Campanha Salarial 2023
A última proposta apresentada pela Energisa-MS foi reprovada pela maioria em assembleia do dia 07 de dezembro. Pela proposta, a empresa concedia apenas a reposição da inflação (4,14%), condicionada a regulamentar a infração das 11 horas intervalar e do DSR e a discussão sobre a volta dos auxílios refeição e alimentação dos afastados até o mês de março de 2024.
Leia mais: Trabalhadores da Energisa-MS rejeitam novamente proposta do acordo coletivo
A Energisa-MS solicitou uma audiência de conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT), realizada no dia 15 de dezembro. Mas após duas horas e meia de negociação, a Energisa-MS se manteve intransigente na proposta de discutir o retorno dos auxílios alimentação e refeição dos afastados somente se houver avanço no debate sobre regulamentar no ACT uma cláusula sobre o DSR e o intervalo de 11 horas. Quanto ao Acordo Coletivo de Trabalho, a empresa continuou com a proposta de reposição da inflação (4,14%) e a manutenção das demais cláusulas.
Uma das principais bandeiras da Campanha Salarial da Energisa-MS 2023 é o retorno imediato dos auxílios refeição e alimentação dos afastados. Em 1⁰ de setembro de 2023, em uma decisão unilateral, a Energisa-MS retirou esses benefícios dos trabalhadores afastados por doença pelo INSS.
Leia mais: Energisa-MS lucra bilhões, mas retira comida da mesa de seus trabalhadores