A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove nesta quinta-feira (17/10), em Brasília, a partir das 8h30, sessão presencial com o objetivo discutir com a sociedade a revisão dos Módulos 6 e 8 dos Procedimentos de Distribuição (Prodist), motivada pela inclusão dos sistemas de medição eletrônicos de que trata a Resolução Normativa nº 502/2012.
Segundo a agência reguladora, com a adoção do novo sistema de medição surgiu a necessidade de adequar os procedimento de distribuição de energia às inovações técnicas dos medidores (confira aqui as mudanças). Os novos equipamentos permitirão, entre outros, a aplicação da “tarifa branca”, que busca oferecer três custos diferentes para a eletricidade de acordo com o horário de consumo.
A proposta da tarifa branca é estimular que o consumo em horários que a tarifa é mais barata, diminuindo o valor da fatura no fim do mês e a necessidade de expansão da rede da distribuidora para atendimento do horário de pico. A tarifa branca será opcional, e caso o consumidor não pretenda modificar seus hábitos de consumo, a tarifa convencional continuará disponível.