Durante a 12ª edição do Congresso Estadual da CUT (CECUT) Mato Grosso do Sul, os diretores do Sinergia-MS conversaram com o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que é o líder da bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, sobre a necessidade de inclusão de emenda e aprovação do PLP 42/2023.
A referida emenda restabelece a aposentadoria especial aos eletricitários que trabalham expostos aos riscos de choque elétrico.
“Aproveitamos a presença do deputado Vander Loubet e entregamos um documento sobre a tramitação do Projeto 42/2023. Pedimos o apoio para a aprovação desse projeto com a nossa emenda. É uma articulação fundamental para restabelecer a aposentadoria especial dos eletricitários”, destaca o secretário-geral do Sinergia-MS, Elvio Vargas, que também integra a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU).
O presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira, e os diretores Aliceia Araujo e Valentim Delfino também participaram da conversa com Vander Loubet. Os dirigentes sindicais pediram ainda uma agenda com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o deputado federal se comprometeu a atender essa solicitação.
Como parte das mobilizações para conseguir a inclusão da emenda e aprovação do projeto, também serão realizadas reuniões com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
No dia 9 de agosto, durante o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, na Câmara dos Deputados, os eletricitários lançaram a Campanha em Defesa da Aposentadoria Especial dos Eletricitários. Clique aqui e saiba mais.
Entenda
Com a aprovação da Reforma da Previdência, em 2019, os eletricitários perderem o direito à aposentadoria especial juntamente com outras categorias, como mineiros e vigilantes.
Depois disso, foi aprovado pelo Senado o Projeto de Lei 245/2019 que resgata a aposentadoria especial para algumas categorias, mas não atende os eletricitários. Agora, o PLP 42/2023 tramita na Câmara do Deputados.
Para corrigir a injustiça cometida pela Reforma da Previdência com os eletricitários, é fundamental que os deputados incluam uma emenda objetiva, que garanta a aposentadoria especial ao trabalhador que, de forma habitual e permanente, esteja sujeito ao risco de choque elétrico em tensões superiores a 250 Volts.
CECUT-MS
O Congresso Estadual da CUT (CECUT) Mato Grosso do Sul acontece entre os dias 24 e 26 de agosto, com o tema “40 anos – Luta, Direitos e Democracia que transformam vidas”, no Hotel do Lago, em Campo Grande.
Os encontros estaduais são realizados para atualizar os planos de luta regionais e definem os nomes dos delegados e delegadas que representarão as centrais estaduais no 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que será realizado de 19 a 22 de outubro, em São Paulo.