Retirado do informativo Linha Viva – Intersindical dos Eletricitários de SC. Nº 1068 – 10 de fevereiro de 2011.
Dia 2 de fevereiro foi finalmente assinado o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT2010-2011) dos(as) trabalhadores(as) da Tractebel.
Para a Intersul o acordo é bom e traz reflexos importantes em toda vida profissional dos trabalhadores da Tractebel.
Apesar da avaliação positiva, a Intersul e os trabalhadores entendem que o ACT poderia ter apresentado mais avanços, principalmente, quando comparado com os excelentes resultados da empresa alcançados no ano passado.
Além da assinatura, os dirigentes da Intersul aproveitaram a reunião para esclarecer e cobrar algumas questões relativas ao ACT, à Carta Compromisso e outras levantadas nas assembléias, entre elas destacamos:
– Contribuição Básica do Plano de Contribuição Definida – CD:
A empresa informou que já enviou correspondência à Previg autorizando o Previg deverá enviar brevemente aos (às) trabalhadores (as) o formulário de opção que poderá ser retroativa a novembro/10. A Intersul alerta o importante reflexo desta opção na reserva futura que cada companheiro (a) terá na Previg.
– Autorização de exames e outros procedimentos médicos na Unimed:
A Intersul informou à empresa que está havendo dificuldade nestes procedimentos, quando ocorrem em locais diferentes daquele da lotação do empregado. A empresa ficou de verificar e buscar mecanismos para minimizar o problema.
– Manual de Pessoal:
A Intersul solicitou o envio a cada empregado (a), em meio digital (CD), o Manual de Pessoal e outros normativos da empresa. A Tractebel ficou de verificar a viabilidade da solicitação que foi sugerida em assembléia de aprovação do ACT.
– Credenciamento Médico:
Com relação a esta questão, a empresa informou que está negociando com o Elosaúde a forma de reajuste do valor pago aos profissionais credenciados.
– Auxilio Financeiro (Reembolso):
A Intersul cobrou o reajuste do valor referência para os reembolsos, conforme estabelecido na Carta Compromisso. A empresa informou que está providenciando as alterações e informará aos(às) empregados(as) oportunamente.
– Desconto do INSS sobre 1/3 de férias (venda dos 10 dias):
A Intersul solicitou à empresa que não faça mais o desconto para o INSS sobre 1/3 de férias, conforme entendimento recente do judiciário e que já está sendo adotado por outras empresas. A Tractebel informou que verificará a questão e, se for o caso, deixará de fazer o referido desconto.
Assinaram o ACT pela Intersul Juraci (Stieel), César (Sintresc), Nivaldo (Sinergia), Vicentino (Sinergia/MS), Alexandre e Eduardo (Sindenel), Rogério Lang – Secretário da Intersul (Sintevi), Antonio Carlos da Silva (Assessor jurídico da Intersul) e ainda, Barbosa e Betinho (Conselheiros representantes dos empregados) que participaram de todo processo de negociação.
O resultado das negociações estão disponíveis na página da Intersul.www.intersul.org.br