O Presidente de Honra da FNU, líder sindical eletricitário histórico e ex-deputado Clodesmidt Riani, foi homenageado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte com o título de cidadão honorário da capital mineira. O evento foi realizado no dia 25 de outubro, no plenário do Legislativo.
Riani foi deputado de 1955 a 1964, quando foi cassado, e de 1983 a 1987. O próprio Legislativo já reconheceu a arbitrariedade e recuperou a história do parlamentar e seu exercício do mandato.
A homenagem a Riani é o reconhecimento de uma trajetória de lutas em prol da classe trabalhadora, como a criação do 13º Salário, dentre outras, como presidente do então Comando Geral Trabalhadores, e diretor da FNTIU, hoje FNU.
Nova homenagem será realizada dia 01 de outubro pela Comissão da Verdade
Clodesmidt Riani será novamente homenageado no dia 01 de outubro pela Comissão Nacional da Verdade, que tem como o objetivo de investigar e explicitar a repressão política à classe trabalhadora, ocorrida durante o período da ditadura cívil-militar no Brasil (1964/1985).
O evento marcará a memória do enfrentamento do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT ) ao golpe de 64 e contará com depoimentos de Clodismith Riani, que foi presidente da organização e Raphael Martinelli, que era líder ferroviário os dois foram perseguidos e torturados durante a ditadura.
O ato será no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (rua Genebra, 25 – próximo á Câmara Municipal), a partir das 9h30. A coordenadora da CNV, Rosa Cardoso, também participará.