Com informações do site Campo Grande News
A SRT (Superintendência Regional do Trabalho) convocou na sexta-feira (5), uma reunião para debater propostas para redução dos acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul. A reunião, conforme a SRT, foi realizada devido a preocupação com o crescimento dos casos, de 19,24% no primeiro trimestre de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Conforme a Superintendência, foram 8.272 registros de janeiro a março deste ano. No ano passado, conforme os dados do Ministério do Trabalho, também houve um aumento de 13,24% na estatística, comparada a 2009.
Participaram da reunião todas as entidades e instituições com atribuições de fiscalização no setor: Caixa Econômica Federal, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Governo do Estado, Sinduscom (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Biosul e Cist (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador).
De acordo com a SRT, a reunião serviu “para troca de informações entre o MTE e os diversos atores, e, em consequência, construir uma agenda de ações propositiva, objetivando a dedicação a níveis mínimos”.
Foi proposto na reunião, o aumento no quadro de auditores fiscais na SRT-MS; a criação de um grupo de trabalho responsável por estudar a definição de tarefas compartilhadas entre os diversos atores da fiscalização; a revisão por parte do MTE dos instrumentos “autorizativos” de diversos órgãos e a reciclagem dos atores da área de fiscalização.