Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Depois de negociação do sindicato, horário flexível deixa de ser aplicado na Energisa/MS

Após várias rodadas de negociações entre o Sinergia/MS e a Energisa/MS, na semana passada, o sindicato consolidou uma importante vitória para os eletricistas: o horário flexível, que estava sendo praticado após o cumprimento das 11 horas intervalar, deixa de ser aplicado em Mato Grosso so Sul.

Na última reunião, o Sinergia/MS deixou claro para a Energisa que, caso essa jornada não fosse revogada, a assessoria jurídica já estava com uma ação pronta para cobrar na Justiça o cumprimento da legislação.

“O jeito Energisa de ser não muda, sempre buscando formas de fazer muito mais com menos, mesmo que isso custe a saúde e o bem estar do trabalhador”, destaca o presidente do Sinergia/MS, Francisco Ferreira. 

Escala 5×2 e horas extras 

Em reunião com a assessoria jurídica do Sinergia/MS, ficou esclarecido o entendimento da seguinte forma:

  • – A escala 5X2 nada mais é que uma jornada contratual de trabalho, 5 dias trabalhados e dois de descanso, via de regra de segunda a sexta, preferencialmente com o DSR (Descanso Semanal Remunerado) aos finais de semana;
  • – A Energisa implantou a escala 5X2 de terça a sábado e a mesma não está em desacordo com a CLT, dessa forma, o DSR será no domingo e na segunda-feira. Em caso de realização de hora extra, o domingo será remunerado a 50% e na segunda-feira a 100%.


“Recebemos dos trabalhadores muitas dúvidas, sobre a aplicabilidade da escala 5X2 e o DSR (Descanso Semanal Remunerado) e a jornada flexível. Reunimos com nossa assessoria jurídica e esclarecemos que a escala está prevista na legislação, na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Desta forma e juntos com a categoria, podemos afirmar, que juntos e organizados somos mais fortes!”, conclui o presidente do sindicato.

Por: Comunicação do Sinergia-MS

Últimas Notícias