Na última sexta-feira, dia 9, o Sinergia-MS promoveu um curso de análise das demonstrações financeiras para os membros do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da entidade sindical.
O treinamento foi ministrado pelo contador, Luis Serrano, que presta serviço de Mentoria Financeira e BPO Financeiro.
Segundo o presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira, com a posse da nova diretoria do sindicato, houve renovação dos integrantes do Conselho Fiscal que, para exercer suas funções, precisavam desse treinamento de análise das demonstrações financeiras.
“O sindicato quer que seus conselheiros sejam atuantes e habilitados para validar ou não as demonstrações financeiras da entidade. Queremos uma gestão de transparência, de benefícios à categoria, e isso passa pela aprovação das nossas contas”, avalia o presidente do sindicato que também participou do curso.
De acordo com Luis Serrano, a capacitação foi dividida em duas etapas: teórica e prática, com ensinamento de conceitos e técnicas compostas nas demonstrações financeiras de empresas.
“Com a contabilidade terceirizada, o conselho fiscal precisa deliberar, dar transparência e checar a veracidade das informações. Assim, aprendendo princípios básicos, esses conselheiros poderão ter uma olhar mais técnico, mais crítico, e, se surgir dúvidas, poderão solicitar esclarecimentos, terão capacidade para discutir as demonstrações financeiras. Esses conselheiros estarão aptos para exercer seu papel de analisar, questionar e validar as demonstrações financeiras”, complementa Luis.
O Conselho Fiscal, de acordo com o artigo 39 do Estatuto, é o órgão fiscalizador do Sinergia-MS, sendo de sua competência a fiscalização da gestão financeira da entidade. Entre as atribuições do Conselho Fiscal, está a apreciação do balancete trimestral e anual do sindicato, além de elaborar pareceres sobre a previsão orçamentária, balanço e retificação ou suplementação de orçamento.
Foram eleitos membros do Conselho Fiscal para o quadriênio 2022/2026:
– Titulares: Elizete Figueira de Almeida, Pedro Moyses Pererira Sobrinho, Dilson Ricartes da Silva;
– Suplentes: Edvilson Silva Canto, Dirlei FOntoura de Jesus e Waciton Batista Gedro.