O projeto de construção da sede própria do Sinergia-MS foi aprovado pelos eletricitários durante assembleia virtual realizada nessa quarta-feira, dia 19. Foram 94% dos votos favoráveis, 4% contrários e 2% de abstenção.
“É com muito orgulho que damos início a essa construção com a aprovação dos trabalhadores. Não é um esforço só meu, mas de todos os dirigentes sindicais, da gestão anterior e de agora, que batalharam para realizar esse sonho e devolver para a categoria o que é dela”, explicou o presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira.
Na assembleia, os dirigentes sindicais apresentaram os detalhes estruturais e financeiros do projeto de construção da sede própria. Localizado na Avenida Gury Marques, o novo prédio terá 385 m², com dois andares, recepção, sala da diretoria, sala do jurídico e salas de reuniões. Em uma segunda etapa, está prevista ainda a construção de hotel de trânsito para abrigar filiados do interior que precisam de hospedagem para casos específicos, como tratamento de saúde.
“O projeto considera as atividades realizadas pelo sindicato e as necessidades da categoria porque os trabalhadores merecem ser bem atendidos. Planejamos essa construção com responsabilidade e visando a sustentabilidade, com um projeto pensado para não desperdiçar material”, explicou o diretor Breno Mourão.
A obra será executada pela LTS Engenharia, contratada por meio de licitação. A previsão é que a construção seja concluída em 12 meses. “Construir uma sede é consolidar também a nossa luta, materializar nossa força, nossa resistência e união, porque o sindicato somos todos nós”, acrescentou a diretora Aliceia Araújo.
Na assembleia, Francisco Ferreira lembrou ainda que quando dirigentes sindicais que integram a atual gestão assumiram o sindicato em 2006, a instituição estava “falida” e havia acabado de perder a sede.
“Nossa sede era perto da Igreja Perpétuo Socorro e, por má gestão, essa sede foi leiloada e perdida por uma dívida de um convênio que o sindicato tinha com um plano odontológico. Então, quando o Elvio assumiu teve que pagar aluguel, tinha um carro velho, não tinha documentos, sumiram com os documentos da entidade e ainda tentaram derrubar a diretoria que tinha sido eleita e nós vencemos isso judicialmente. Desde então, foi entrando gente nova e todos tínhamos esse sonho de ter uma sede própria, que agora será realizado”.
Prestação de contas
Também foram apresentados os dados do balanço patrimonial e demonstração dos resultados financeiros referente ao mandato 2018/2022 do Sinergia-MS. As informações foram avaliadas e aprovadas por 97% dos participantes da assembleia virtual.
A diretora de finanças, Aliceia Araújo, apresentou detalhes das receitas financeiras e das despesas administrativas, tributárias, com pessoal, eventos, assessorias (jurídico, imprensa e TI), clube e outros. Foram apresentados quatro relatórios financeiros: 2019, 2020, 2021 e 2022.
“Os documentos estão registrados na Receita Federal e podem ser disponibilizados a qualquer filiado que desejar. Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e prestar qualquer informação que os trabalhadores precisarem”, destacou a dirigente sindical.