Nesta terça-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, dois decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial.
O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) recebeu o convite da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais e participou do evento. O CNE reúne federações e sindicatos dos urbanitários, como a Federação dos Urbanitários do Centro-Oeste e Norte (Furcen), que conta com o diretor Elvio Vargas e o presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira, em sua diretoria.
A participação dos eletricitários no ato foi importante para reforçar ao governo federal que cumpra o compromisso de campanha, que é reestatizar a Eletrobras e cuidar do patrimônio do povo brasileiro.
O Conselho de Participação Social reunirá representantes de 68 movimentos e entidades da sociedade civil e terá encontros a cada três meses. A iniciativa é coordenada pelo ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência. O objetivo é ampliar a consulta à sociedade e retomar a relação com movimentos populares para elaboração de políticas públicas.
A Secretaria-Geral também coordenará o Sistema de Participação Social Interministerial. Agora, cada ministério tem uma Assessoria de Participação Social e Diversidade que será responsável pelas demandas temáticas e será referência para que a Secretaria-Geral atue de forma transversal na política de participação social.
Com informações da Furcen e da Agência Brasil