Neste 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador e, para celebrar a luta, esforço e dedicação de todos os eletricitários e eletricitárias, o Sinergia-MS realizou a tradicional Festa do Trabalhador no domingo (30), no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, antigo Grêmio Enersul, em Campo Grande.
Além de música ao vivo com Tiago Liel e banda, o evento foi palco de confraternização e união entre trabalhadores da Energisa, das empresas prestadoras de serviço, geradoras e transmissoras de energia, convidados e familiares, e contou ainda com muitos reencontros e um delicioso churrasco para o almoço.
O sindicato se empenhou para a realização de um evento que fosse agradável para a comemoração da data tão significativa para todos os trabalhadores e trabalhadoras.
“Preparamos esta festa com muito carinho e empenho. É uma grande alegria para a diretoria ter esta oportunidade de conversar com os trabalhadores para fortalecer, cada vez mais, nossa união para lutar pelos direitos da categoria”, destacou o presidente do Sinergia-MS, Francisco da Silva.
No seu discurso, o presidente do sindicato reiterou o compromisso dos dirigentes sindicais e da entidade com as pautas de luta da classe trabalhadora.
“O que nós queremos é colocar o trabalhador em primeiro lugar. Nem tudo que sonhamos enquanto unidade sindical iremos conseguir atingir, mas a luta sindical nós jamais vamos deixar de fazer, temos muito trabalho pela frente”, comentou o presidente.
A colaboradora Elaine Carla da Silva, assistente administrativo há sete anos na Energisa-MS, falou sobre a importância de ter o trabalho valorizado com a realização do evento pelo sindicato e receber reconhecimento por todo esforço.
“Além do sindicato promover a inclusão e a união entre os trabalhadores, é possível ver que somos reconhecidos. A luta é muito grande, então ter esse momento com a família, em poder mostrar o quão importante é o nosso trabalho e ser reconhecido por isso, faz toda diferença no dia a dia para continuarmos trabalhando”, disse Elaine.
Marcio Antonio Cardoso, trabalhador da empresa terceirizada Engelmig, comentou sobre as dificuldades que é atuar em uma área de risco e, mesmo assim, tendo direitos retirados.
“Para nós é um privilégio ter um sindicato que luta por nossa categoria. Na área em que nós atuamos é difícil de trabalhar com a retirada de alguns direitos, como o adicional de periculosidade e aposentadoria especial, então é muito importante ter alguém que luta por nós e o sindicato faz esse papel muito bem”, afirmou Marcio.
Enquanto a festa rolava, as crianças aproveitaram o dia com brincadeiras e oficinas coordenadas por uma equipe de recreadores. Também tinham brinquedos, como tobogã inflável, piscina de bolinha e pula-pula.
Homenagem
Durante a festa, a diretoria do Sinergia-MS homenageou o dirigente sindical Sergio Lechuga Cubel, por ser o campeão de filiações da história do sindicato. Ele foi homenageado com uma caricatura com os dizeres “Rei das filiações” e “Não fique só, juntos somos mais fortes”, slogan do sindicato.
“Eu só tenho a agradecer a todos, eu faço sempre o possível para conquistar mais um trabalhador a se sindicalizar, sabemos o quão importante isso é, então eu converso, explico tudo até que a pessoa entenda a importância de fazer parte do sindicato. Muito obrigado pela homenagem”, disse o diretor.
Arrecadação de alimentos
Como forma de ingresso para a Festa do Trabalhador, sindicalizados e dependentes fizeram a doação de 1kg de alimento, que somados às doações dos jogadores do 10º Campeche foram arrecadados mais de meia tonelada de alimento. E durante a festa, toda a arrecadação foi entregue ao Projeto “Mercado Solidário”, idealizado pelo Técnico em Automação e Telecomunicações da Energisa-MS, Paulo Bragança.
Paulo explica que o projeto nasceu há mais de três anos a partir da necessidade em ajudar pessoas e famílias que passam por mais dificuldades.
“No começo, eu e minha esposa levávamos todos os meses, cachorro quente e suco para as pessoas em postos de saúde e hospitais e nisso surgiu no coração o desejo de poder ajudar com mais e, então, nós criamos o projeto “Mercado Solidário”, que hoje já ajudou cerca de 170 famílias”, explicou.
O projeto é uma espécie de “mercado” onde famílias cadastradas ganham pontos e podem escolher os produtos a depender de sua demanda pessoal.
“Agradecemos o apoio do Sinergia neste movimento, ficamos muito felizes com o resultado que alcançamos aqui e, com certeza, vai fazer toda a diferença para as pessoas que irão usufruir destes alimentos”, disse. A arrecadação dos alimentos é feita, principalmente, por divulgação via redes sociais.
Premiação 10º Campeoche
Ainda durante a festa, foi realizada a premiação da 10° edição do Campeoche. Todos os integrantes das equipes campeã e vice-campeã receberam medalhas. A final ocorreu na tarde do dia 29 de abril, no Clube dos Eletricitários, com o placar de 4 a 2, e o grande campeão foi o time do capitão Valentim.
O capitão da equipe campeã Valentim Rodrigues, o artilheiro César Augusto e o goleiro menos vazado Rosival (Bala) também foram premiados ainda com troféus.
Leia mais sobre a final do Campeoche: Time do capitão Valentim é o grande campeão do 10º Campeoche do Sinergia-MS
Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação