Fonte: Jornal da Energia
O Ibama emitiu nesta terça-feira (5/7) uma autorização para pré-operação da termelétrica Luis Carlos Prestes (385MW), localizada no município de Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul. A autorização estabelece condicionantes específicas para adoção de medidas de controle e monitoramento durante a fase transitória entre a instalação e a operação da usina.
A UTE Três Lagoas, de propriedade da Petrobras, está finalizando a ampliação de seu conjunto de turbogeradores a gás natural pela interligação com caldeiras recuperativas e turbinas a vapor. Estima-se que após a ampliação, a termelétrica aumente a eficiência energética de atuais 33% para 55%.
A fase de pré-operação é essencial para plantas industriais e de geração de energia, quando são realizados os ajustes finais e os testes de desempenho e confiabilidade, possibilitando a operação em plena carga ao término dos testes. Nesta etapa é possível avaliar se todos os dispositivos de controle e monitoramento ambiental estão em adequada operação, subsidiando a análise do órgão ambiental para a emissão da licença de operação.
A energia elétrica produzida nesta etapa não pode ser comercializada, uma vez que a planta não possui a licença de operação e a energia disponibilizada não é “firme”.
Com previsão de duração de 3 meses, para a fase de pré-operação estão programadas vistorias técnicas dos analistas ambientais da diretoria de licenciamento do Ibama, quando serão avaliados os dados de processo, a confiabilidade do sistema e o atendimento aos programas ambientais em execução.
Segundo o Ibama, foram estabelecidas 11 condicionantes para esta fase do licenciamento, dentre outras, o empreendedor deverá apresentar ao órgão, os Programas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), de Gerenciamento de Efluentes Líquidos e Monitoramento Aquático, de Monitoramento de Ruídos, de Recuperação de Áreas Degradadas, e o Programa de Emissões Atmosféricas e da Qualidade do Ar.