Você já deve ter ouvido falar em uma votação nacional que pede a redução da escala de trabalho e impostos para super-ricos, mas sabe o que ela significa? O Plebiscito Popular é um movimento que está em andamento em todo o país. Organizada por entidades sociais e sindicais, a grande consulta nacional visa ouvir toda a população sobre dois temas importantes que estão em debate: redução da jornada de trabalho e a justiça tributária.
A votação teve início em 1º de julho e segue até 7 de setembro, com urnas físicas sendo disponibilizadas semanalmente em diferentes cidades e estados. O processo é voluntário, gratuito e aberto a todos e está liberado para quem quiser participar online.
A votação consiste em apenas duas perguntas:
- Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, com o fim da escala 6×1?
- Você é a favor de uma reforma tributária justa, que aumente os impostos de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês e isentar quem ganha até R$ 5 mil?
Essas questões refletem reivindicações históricas da classe trabalhadora e, especialmente, dos eletricitários, que convivem com jornadas exaustivas, escalas desumanas e uma política tributária que pesa mais sobre quem ganha menos. Por isso, o Sinergia-MS apoia e participa ativamente dessa mobilização.
O plebiscito é uma oportunidade concreta de mostrar que há um Brasil que trabalha, que produz e que exige ser ouvido. A iniciativa não tem força de lei, mas pretende gerar pressão sobre o Congresso e o governo federal, entregando os resultados oficialmente no dia 6 de outubro.
“Convidamos todos os eletricitários, seus familiares e a população em geral a participarem. A luta por melhores condições de trabalho e por justiça social começa com informação, organização e mobilização”, reforçou Chico Ferreira, presidente do Sinergia-MS.
Vote, compartilhe e convoque os colegas: https://plebiscitopopular.org.br/