Mais uma vitória para o bolso dos trabalhadores! Na última quinta-feira (17/10), o Sinergia-MS realizou uma Assembleia Virtual para discutir e votar a proposta de Participação de Lucros e Resultados (PLR) 2024 da Energisa-MS. Por ampla maioria, cerca de 94% dos participantes, a proposta foi aceita. 4% votaram rejeitaram e 2% votaram nulo. O benefício será pago até o dia 15 de maio de 2025.
A mesa de negociação teve início em abril, com uma apresentação dos indicadores, metas e pesos do programa. Para este ano, foram considerados EBITIDA Ajustada, OPEX, DEC, PEC, Perdas Totais e PCLD (Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa). Logo na primeira reunião, a Energisa propôs uma mudança no cálculo para os profissionais com cargo de nível superior (PNS) que foi recusado pelo Sinergia-MS no mesmo dia.
No encontro seguinte, em meados de agosto, a empresa fez uma apresentação com os responsáveis de cada indicador a ser considerado na PLR e mostrou um plano de trabalho para atingir cada meta.
“Todo começo de negociação a Energisa faz uma proposta dos pesos, mas ao longo do ano o sindicato faz um estudo de todos os indicadores para entender como estão se comportando, quais têm mais chance de chegar à meta e quais são mais difíceis. Foi baseado nesses estudos que nós recusamos os números que a empresa nos sugeriu”, explicou o diretor do Sinergia-MS, Gilson Pereira.
Após a recusa, o sindicato apresentou à Energisa os valores de cada indicador, levando em consideração a realidade do trabalhador. Os que melhores desempenham tiveram o maior peso, e os piores tiveram o peso diminuído, na média dos 5%. A proposta foi aceita pela empresa no começo de outubro e os números fecharam positivamente em todos os indicadores.
Em clima otimista, Gilson acredita que o saldo foi positivo. “Levando em conta o histórico da Energisa, de negociações passadas e até das nossas análises internas, conseguimos uma boa negociação. Nossos índices foram aceitos e acreditamos que o comparativo com 2023 vai ser melhor”, finalizou.
Na mesma Assembleia, o Sinergia fez o sorteio de três caixas térmicas, um brinde exclusivo para incentivar a participação dos trabalhadores nas atividades e mobilizações da empresa. Nelson Dias Vilhalva, eletricista de linha viva de Campo Grande, sente orgulho em fazer parte do Sinergia e afirma ter sido “uma alegria enorme ser contemplado com o brinde do sindicato. Eu e minha família amamos o presente”
Os outros dois sortudos foram Douglas da Silva Sales (Coxim) e Linyker Resende Fernandes (Camapuã).
Para Chico Ferreira, presidente do Sinergia, esse resultado é fruto de um trabalho conjunto. “A gente entende e agradece a confiança no Sinergia, mas duas coisas precisam ser valorizadas: primeiro, a categoria que está na rua fazendo esses números acontecerem, sejam eles para PLR ou não. Depois, a experiência de negociação e a dedicação do sindicato em fechar um acordo positivo para os trabalhadores. Conseguimos bons resultados e estamos na luta para conquistar cada vez mais”, ressaltou Chico Ferreira, presidente do Sinergia.