O ano de 2009 iniciou-se de forma insegura e com muitas expectativas para todos os trabalhadores e trabalhadoras do mundo.
A crise econômica financeira que começou no último trimestre de 2008, teve o seu impacto real no início de 2009 e desabou em todos os cantos da planeta, principalmente nos Estados Unidos, Japão e na Europa. Os países emergentes como China e Brasil, tiveram um impacto menor, mas não deixaram de sentir as conseqüências da atual crise.
Esse modelo de condução da economia mundial, terá que ser revisto e nesse novo cenário o Brasil deverá ter um papel muito mais importante e atuante.
Para nós trabalhadores que vínhamos numa expectativa positiva diante do crescimento da economia brasileira nos últimos anos refletindo num aumento perceptivo do poder de compra dos trabalhadores, com alguns ganhos real, principalmente no salário mínimo, a crise suou com um balde de água fria.
Primeiro foram as férias coletivas, depois alguns acordos firmados por alguns sindicatos que se viram obrigados a aceitarem a redução de salários para evitarem demissões em massa e finalmente as demissões que teve como principal vítima o setor automobilístico.
Não podemos esquecer que o aumento do poder de compra do trabalhador é fundamental para o crescimento e a movimentação da economia e as demissões desaceleram o crescimento e deixam a economia estagnada. Temos que achar uma saída em que todos façam a sua parte, tanto o governo, quanto os empresários e não somente os trabalhadores paguem o pato com seu emprego.
No Brasil talvez o estrago não tenha sido tão grande do ponto de vista dos números, mas considerando a grande expectativa que se criou em torno do nosso crescimento dos últimos anos, o resfriado acabou virando gripe.
Nessa semana de ressaca do Carnaval, podemos acompanhar as notícias de algumas montadoras de veículos dando sinal de reaquecimento. Houve uma interrupção na queda das vendas de automóveis e algumas montadoras registraram vendas maiores do que o mesmo período do ano passado. Isso é um bom sinal.
Como esses fatos positivos para a economia brasileira foram divulgados após o carnaval, lembrei-me daquele ditado antigo e que mais do que nunca torço para que seja verdadeiro, de que o ano começa depois do carnaval, então feliz 2009 a todos.
Elvio Marcos Vagas
Presidente do Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria e
Comércio de Energia no Estado de MS – SINERGIA-MS