Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Região do Pantanal receberá subestação e linha de transmissão de energia elétrica

Por Andriolli Costa – O Estado de MS

Com a compra de um dos lotes leiloados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Elecnor Transmissão de Energia S/A vai construir em Mato Grosso do Sul duas obras na região do Pantanal: uma subestação em Corumbá e uma linha de transmissão de 230 kV ligando a cidade de Anastácio. Com 295 quilômetros de extensão, a linha em território sul-mato-grossense é a maior do pacote a ser licitado, e deve gerar 1.350 empregos diretos. A previsão para que entre em funcionamento é de 24 meses após a assinatura do contrato.
De acordo com a assessoria de comunicação a Aneel, a obra também vai beneficiar os municípios de Aquidauana, Ladário e Miranda, e vem para solucionar os problemas existentes no suprimento da região, e facilitar a expansão dos mercados locais. Pelo arremate, a Elecnor ofertou R$ 16.6 milhões como Receita Anual Permitida (RAP), o que equivale a pouco menos de 50% do valor mínimo permitido pelo edital, que era de R$ 33.2 milhões.
Além do empreendimento, a implantação de outras obras de instalações de transmissão, licitadas há quase dois anos pela Aneel, já está em andamento no Estado. Na região do Bolsão, a obra inclui cinco municípios e 370 quilômetros de rede, além da subestação em Chapadão do Sul e Inocência. No centro-sul, são 16 municípios, mais as subestações Imbirussu, em Campo Grande, Sidrolândia, Anastácio, Ivinhema, Rio Brilhante, Santa Luzia I e II em Nova Alvorada do Sul. A nova linha detransmissão Corumbá-Anastácio vai completar a ligação dos linhões, na direção oeste.
Quanto aos lotes leiloados pela Aneel, além das linhas e subestações em MS, também serão implantadas obras no Rio Grande do Sul, Gioás, Minas, Mato Grosso e Pará. Os empreendimentos estão no Programa de Expansão da Transmissão elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Últimas Notícias