Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
O eletricitário trabalha dia e noite, sob sol e chuva, e está exposto a uma série de riscos inerentes à profissão: contato com a rede elétrica, altura e situações adversas de periculosidade e insalubridade. Devido a essas condições, o setor elétrico é um dos mais preocupantes em relação aos acidentes de trabalho.
Sem as medidas adequadas de segurança e saúde, o trabalhador brasileiro está sujeito a mutilações, adoecimento, incapacidade física e psíquica, e até morte. No Brasil, em 2017, foram registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho com quase duas mil mortes. Os acidentes causaram o afastamento de 37 trabalhadores por dia.
28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data foi instituída pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), para alertar sobre a necessidade de reduzir o número de mortes por acidentes de trabalho. O objetivo é promover ações que possam fortalecer as medidas de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
A data surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, após um acidente que provocou a morte de 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no dia 28 de abril de 1969. O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho foi oficializado em 2003, pela OIT, e instituído no Brasil, em 2005.
Quase 8 mil acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul
Só no ano passado, foram registrados 7.830 acidentes de trabalho e 38 mortes em Mato Grosso do Sul, conforme o Concat (Sistema de consulta de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho). O número de óbitos, em 2017, teve um aumento de 72% em relação a 2016, quando foram registradas 32 mortes.
Considerando os últimos cinco anos (2012 a 2017), foram registrados 27.716 afastamentos no Estado. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Ocupações do setor elétrico
Ocupações do setor elétrico, como eletricistas e técnicos, registraram 23.390 casos de acidente de trabalho em todo o País, no período de 2012 a 2017, conforme o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.
- Eletricista de manutenção de linhas elétricas, telefônicas e de com. de dados: 6.460
- Leiturista (água e energia): 6.233
- Instalador de linhas elétricas de alta e baixa tensão (rede aérea e subterrânea): 5.472
- Técnico de manutenção elétrica: 2.861
- Eletrotécnico: 2.364
Atividades do setor elétrico
Nos últimos cinco anos, o estudo aponta o registro de 45.528 acidentes de trabalho em atividades do setor elétrico como obras, geração, distribuição e transmissão.
- Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações: 29.506
- Geração de energia elétrica: 4.928
- Distribuição de energia elétrica: 9.309
- Transmissão de energia elétrica: 1.785