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Sinergia-MS lança Campanha Salarial 2020/2021 da Energisa

Com o mote “Com esforço da categoria, Energisa lucrou na pandemia”, o Sinergia-MS realizou o lançamento da Campanha Salarial 2020/2021 na manhã desta sexta-feira (16). Seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, os dirigentes sindicais se reuniram em frente ao Centro Operacional da empresa, em Campo Grande.

“Esse ano é um lançamento diferente, sem aglomerar, com poucos diretores e tomando todos os cuidados necessários que a pandemia exige”, explicou o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

No lançamento da campanha, o sindicato destacou que a Energisa-MS teve lucro de R$ 116,6 milhões no primeiro semestre de 2020. Para o Sinergia-MS, esse montante só foi alcançado graças ao esforço dos trabalhadores.

“A empresa deve lucrar mais de 150 milhões de reais até o final do ano mesmo com a pandemia. Um pouco menor que no ano passado, mas teve lucro e a gente quer que ela reconheça, distribua para os trabalhadores”, ressaltou o presidente do sindicato.

Com banners e panfletos, os diretores do sindicato apresentaram as principais bandeiras da Campanha Salarial 2020/2021: ganho real, pagamento de 100% das horas extras, manutenção e ampliação dos direitos adquiridos, segurança alimentar (reajuste diferenciado nos tíquetes), e PCS justo, transparente e igualdade de oportunidades.

O diretor do sindicato, Pedro Moysés, que é eletricista, destaca que o pagamento de 100% das horas extras é uma das principais reivindicações. Ele lembra que neste sábado (17) é o dia do Eletricista e, ao invés de ações pontuais, a empresa deveria reconhecer o valor destes profissionais de forma efetiva.

“A categoria sofre com a falta de valorização da profissão, não adianta dar um lanche, uma camiseta pela data. É muito bom ter isso, mas no final do mês o trabalhador pega o holerite para ver os rendimentos e muitas vezes a hora extra que ele fez a empresa não paga. O mais importante é a valorização do profissional em termos salariais. Muitas vezes a empresa manda o eletricista trabalhar no domingo e depois quer que ele compense ao invés de pagar. Quem fica no campo, à noite, com chuva, com raio, são os eletricistas”, cobrou o diretor.

Outra reivindicação da categoria é o reajuste diferenciado nos tíquetes alimentação e refeição, diante do aumento no preço dos alimentos. Só em Campo Grande, o aumento da cesta básica foi de 24,14% nos últimos 12 meses, conforme dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). “Cada dia que você vai no mercado, tem um preço diferente, o arroz chegou a 30 reais, o óleo 8 reais. Precisamos avançar nos valores desses tíquetes”, afirmou Pedro Moysés.

Em razão da pandemia, a mobilização virtual dos trabalhadores será fundamental. O sindicato convoca toda a categoria para participar das ações virtuais e das assembleias e acessar os conteúdos da campanha salarial pelo site e redes sociais.

“É uma campanha diferente. O trabalhador pode participar através das redes sociais, incentivando e debatendo com os colegas, participando das assembleias”, ressaltou o Elvio Vargas.

Nas próximas semanas, o Sinergia-MS também realiza o lançamento da Campanha Salarial da Energisa-MS 2020/2021 nas cidades do interior do Estado.

A pauta do ACT 2020/2021 foi aprovada pela categoria em assembleia realizada no dia 13 de outubro e já foi entregue para a empresa. A primeira rodada de negociação com a Energisa será nesta segunda-feira (19).

Leia mais: Em assembleia virtual, eletricitários aprovam pauta do ACT 2020/2021 da Energisa-MS

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS

Sinergia-MS lança Campanha Salarial 2020/2021 da Energisa

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