Para celebrar os 40 anos de atuação sindical e registrar a importância dos eletricitários, o Sinergia-MS lançou o livro “40 anos na defesa dos eletricitários e das eletricitárias de Mato Grosso do Sul”, na última sexta-feira, dia 9, no Sindicato dos Bancários.
A obra retrata a história do setor elétrico, partindo das primeiras instalações em Campo Grande, e resgata os desafios do sindicato para alcançar conquistas importantes, como a participação nos lucros, auxílio-creche, tíquete-refeição e outros direitos, desde a década de 80 até os dias atuais.
“É um momento histórico para o sindicato e para a categoria. Temos trabalhadores mais jovens que não conhecem como foi a luta para chegar até aqui, e esse livro mostra a importância da atuação sindical para conquistar e manter os direitos dos eletricitários”, afirmou o presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira.
Greves, protestos, privatizações, reformas, terceirizações e pandemia de Covid-19 fazem parte do resgate histórico.
“É um registro importante porque não aborda somente a luta sindical, o livro começa falando como surgiu a energia elétrica em Campo Grande, ou seja, retrata a evolução de uma atividade que é essencial para toda a população”, pontuou o diretor Elvio Vargas, que acompanhou todo o processo de produção da obra.
Com 264 páginas, o livro foi escrito pelos historiadores Eronildo Barbosa e Raquel Anderson. Foram realizadas entrevistas e coleta de informações em jornais, revistas, vídeos, atas e outros documentos.
“Esse livro é um instrumento importante para que a categoria possa compreender sua história. Aqueles que não conhecem o seu passado têm dificuldade de planejar o futuro, por isso, essa obra pode fortalecer a luta por dias melhores para os trabalhadores”, afirmou um dos autores o livro, Eronildo Barbosa.
A solenidade do lançamento teve a participação dos ex-presidentes Elvio Vargas (2006-2009/2009-2012/2012-2015/2018-2022), Dirceu Féo Ribeiro (1993-1997) e Elizete de Almeida (2015-2018); do ex-funcionário da Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), Carlos Vasques Paulista; do advogado trabalhista Alexandre Cantero; e do ex-presidente do Sindicato dos Bancários, Edvaldo Barros.
“Na minha época, as nossas brigas eram com Fernando Henrique [FHC], por causa das políticas de previdência, por exemplo, e era um sindicato de muito embate, de mostrar força com a participação da categoria. Isso é algo que os trabalhadores precisam ter em mente: Só conquista, quem luta”, destacou o ex-presidente do sindicato, Dirceu Féo.
40 anos de história
O Sinergia-MS foi fundado em 1982, quando a Associação das Indústrias Urbanas de Mato Grosso do Sul, criada por Eduardo Peres e Benjamin Correia, é transformada no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado de Mato Grosso do Sul (STICE). Em 1995, a entidade passa a se chamar Sinergia. Em 1997, volta a ter o nome de STICE e, em 2007, retorna para Sinergia.
“Desde 2006, prestamos apoio ao Sinergia-MS e fortalecemos nossas lutas em prol dos trabalhadores. E cada vez mais os sindicatos precisam estar atuantes e somar forças”, afirmou o ex-presidente do Sindicato dos Bancários, Edvaldo Barros.
A obra resgata ainda a chegada da Companhia Mato-grossense de Eletricidade (CME), em Campo Grande; a criação da empresa Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), em 1956; a criação da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) em 1979 e a privatização em 1997; a venda da concessionária para o Grupo Rede em 2008; a intervenção da Aneel em 2012; e a aquisição da empresa pela Energisa em 2014.
Ex-funcionário da Cemat, Carlos Vasques Paulista começou como leiturista em 1963. É um dos eletricitários mais antigos do Estado e um dos idealizadores do Grêmio Enersul. “É excelente ter essa história do sindicato registrada, porque as pessoas vão e isso se perde se não tiver registro. Na minha época não tínhamos o sindicato, era apenas um pelo outro, hoje os trabalhadores podem recolher aos diretores e tem advogado”, comentou Carlos Vasques.
O livro “40 anos na defesa dos eletricitários e das eletricitárias de Mato Grosso do Sul” está disponível gratuitamente para a toda a população, basta retirar a versão impressa na sede do sindicato ou acessar o ebook aqui.
No mesmo dia, o sindicato realizou a solenidade de posse da nova diretoria para o quadriênio 2022/2026. Clique aqui e saiba mais.
Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação