Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Sinergia-MS tem nova diretoria a partir deste sábado (12)

A partir do próximo sábado, dia 12 de novembro, uma nova gestão estará na direção do Sinergia-MS. A nova diretoria foi eleita para o quadriênio 2022/2026, em julho deste ano, com 98,14% dos votos válidos.

O presidente eleito, Francisco Ferreira da Silva, destaca a responsabilidade e os desafios de assumir a direção da entidade. “Estamos assumindo um sindicato sólido, transparente, honesto e pronto para as lutas em prol da classe trabalhadora, que hoje representamos. Os desafios são muitos, como não permitir a retirada de direitos”.

Francisco Ferreira é Técnico de Segurança do Trabalho na Energisa/MS e já integrava a gestão anterior como suplente da diretoria executiva.

“Como missão, assumo o legado de um sindicato que tem como principal ator de nossas ações, os trabalhadores e trabalhadoras. Com muita responsabilidade, focaremos nossa visão no bem-estar das pessoas e no respeito, contra todo e qualquer tipo de assédio aos trabalhadores e trabalhadoras”, ressalta o novo presidente do Sinergia-MS.

A troca de gestão ocorre neste sábado, dia 12, mas a solenidade de posse da nova diretoria está marcada para o dia 9 de dezembro, às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 2652.

Na mesma data, acontecerá o lançamento do livro “40 anos na Defesa dos Eletricitários e das Eletricitárias de Mato Grosso do Sul”, de Eronildo Barbosa e Raquel Anderson, que registra os momentos mais importantes da história do sindicato e da categoria.

Lutas e aprendizados

Elvio Vargas esteve na presidência do Sinergia-MS nos últimos quatro anos e lembra dos desafios enfrentados durante sua gestão, como a pandemia de Covid-19.  “Tivemos uma atuação importante durante a pandemia desde a distribuição de máscaras para os trabalhadores até cobrar as empresas em relação aos cuidados e proteção à saúde da categoria”, destaca o dirigente sindical.

Reforma da previdência, mudanças constantes na legislação trabalhistas e diversos ataques aos direitos trabalhistas também marcaram esse período.

“Em alguns casos, nem mesmo buscando a justiça do trabalho era possível proteger os trabalhadores dos ataques constantes aos direitos conquistados após décadas de luta. Foi um momento totalmente desfavorável aos eletricitários, com a perda da aposentadoria especial, por exemplo. Mesmo assim, não desistimos, continuamos cumprindo o nosso papel, de lutar pela categoria”, explica Elvio Vargas.

Na avaliação do dirigente sindical, as dificuldades enfrentadas também serviram como aprendizado, pois os trabalhadores perceberam a importância de se ter um sindicato forte, e como evolução, já que agora a entidade realiza assembleias virtuais, garantindo uma participação maior de eletricitários da capital e do interior do Estado em todas as decisões.

Elvio Vargas já teve quatro mandatos como presidente e um como diretor de finanças do sindicato e agora assume a secretaria geral na nova gestão.

Confira a composição da nova diretoria:

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação Sinergia-MS

Últimas Notícias