Em assembleia virtual realizada nesta quinta-feira, dia 16, os trabalhadores da Energisa-MS aprovaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2021/2022. A votação teve a participação de mais de 400 eletricitários, sendo que 85% votaram a favor da proposta, 13% contra e 2% se abstiveram.
A proposta aprovada pela categoria garante reajuste de 11,08%, o que corresponde à reposição da inflação (INPC) dos últimos 12 meses. O índice será aplicado a todas as cláusulas econômicas do ACT, como salário, ticket alimentação, auxílio-creche, dupla função, entre outras.
“No cenário atual, a maioria dos trabalhadores não consegue nem a inflação, mas nós garantimos a reposição integral da inflação, com o pagamento retroativo à data-base. É uma grande vitória que só foi possível graças ao apoio e engajamento da categoria de estar junto com o sindicato”, explica o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.
Em todo o país, 63% dos reajustes salariais no setor elétrico, concedidos de janeiro a outubro deste ano, foram abaixo da inflação, conforme dados do Dieese.
O ACT 2021/2022 garante o pagamento dos valores retroativos a novembro, que é a data-base dos trabalhadores da Energisa-MS, e a manutenção de todos os direitos conquistados pela categoria. Os eletricitários vão receber os valores retroativos dos salários e dos tickets no pagamento de janeiro de 2022.
Afastados
Foram mantidos os direitos previstos para os afastados por doença e acidente de trabalho. Pela proposta aprovada, alterações na 22ª cláusula referente ao auxílio-doença serão debatidas posteriormente e apreciadas em assembleia pela categoria entre maio e junho de 2022.
“Nós só conseguimos avançar e deixar a discussão do auxílio-doença para o ano que vem graças à votação em massa da categoria. Na assembleia anterior, mesmo o sindicato colocando a proposta de forma isenta, os trabalhadores reprovaram e isso nos deu força para ir para o embate com a empresa e conseguir adiar esse debate. Nós mostramos que juntos sempre seremos mais fortes”, ressalta Elvio Vargas.
Pelo acordo aprovado, a votação sobre esse tema poderá ser antecipada, caso haja conclusão da Consulta Pública 062/2020 da ANEEL.
Campanha Salarial
Durante a Campanha Salarial da Energisa-MS, foram realizadas oito rodadas de negociação. A proposta de ACT 2021/2022 já havia sido recusada pela categoria duas vezes.
Na primeira assembleia, no dia 25 de novembro, a concessionária de energia propôs reajuste de 9,5% e alterações no auxílio-acidente e auxílio-doença. Depois, no dia 2 de dezembro, a empresa propôs reajuste de 11,08%, desistiu de modificar o auxílio-acidente e manteve alterações no auxílio-doença. Novamente, a proposta foi reprovada.
Após novas negociações com a Energisa-MS, o sindicato, com o apoio da categoria, chegou a uma nova proposta com manutenção de todos os direitos e reposição da inflação nas cláusulas econômicas, que foi aprovada pelos eletricitários.
Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS
*Matéria editada às 16h50 do dia 20 de dezembro de 2021 para acréscimo de informações