Em assembleia realizada na última segunda-feira, dia 29, os trabalhadores da State Grid aprovaram o reajuste salarial e demais cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho.
A votação foi conduzida pelo diretor do Sinergia-MS, Elvio Vargas, e ocorreu no formato híbrido, sendo presencial em Campo Grande e virtual para as demais localidades.
O acordo aprovado garante reajuste salarial de 5,60%, referente à reposição do IPCA (inflação), e aumento de 8% nos tíquetes Refeição e Alimentação, Vale Natal, Vale Páscoa e Auxílio-creche, além da manutenção de todas as cláusulas do ACT.
No ano passado, o acordo foi aprovado com validade de 2 anos (2022/2024), por isso, a negociação ocorreu apenas em relação às cláusulas econômicas.
As negociações são feitas através de uma Intersindical com representantes de vários estados do Brasil (MS, SP, RJ, GO, TO, AC).
A data-base dos trabalhadores da State Grid é em março e o acordo foi fechado somente esta semana, após várias reuniões, sendo que uma delas ocorreu, em Brasília, com a presença de um diretor chinês.
Na ocasião, os dirigentes sindicais apresentaram as reivindicações dos trabalhadores diretamente à direção da empresa e, a partir dessa reunião, conseguiram avançar nas negociações.
A State Grid se comprometeu a se reunir, em breve, com a Intersindical para discutir várias pendências, entre elas, a questão da diária que é a principal demanda dos trabalhadores.