Notícias

você está em: home > Notícias

29 de Janeiro de 2014 às 05:00

Energisa assume o Grupo Rede até 15 de abril

A Aneel autorizou ontem a transferência de controle da Enersul e outras sete distribuidoras de energia

Priscilla Peres

 

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou ontem a transferência de controle do Grupo Rede para a Energisa, por meio de anuência realizada durante reunião pública da diretoria.

Essa é a decisão que faltava  para que a administração da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) e outras sete distribuidoras do grupo mudem de mãos. As empresas do Grupo Rede estão sob intervenção da Aneel desde agosto de 2012, fase que será concluída após a venda.

A previsão é que a Energisa assuma o controle das distribuidoras até o dia 15 de abril. “Os objetivos principais do plano de recuperação do Rede elaborado pela empresa e aprovado pela agência em dezembro passado são a sustentabilidade das concessões e a urgente retomada na normalidade dos serviços”, explica Ricardo Botelho, diretor-presidente da Energisa.

Ainda de acordo com o presidente, a partir de agora a companhia dará início ao processo de transição entrando em contato com os interventores da Aneel em cada distribuidora, com a finalidade de promover, de forma ordenada e segura, a transferência de controle e preparar a integração das distribuidoras do grupo Rede à Energisa.

Em Campo Grande, o Sinergia/MS (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia em Mato Grosso do Sul) afirma que está alerta e atento com os próximos passos da empresa. “A apreensão dos trabalhadores é sempre a mesma quando acontece de a empresa ser vendida. Temos medo de uma demissão em massa e por isso estamos preparados para os próximos passos”, explica o diretor de Energias, Aldo Aristimunho.

Essa é quarta vez que a Enersul é vendida em 16 anos, desde que foi privatizada em 1997. Atualmente, o Grupo Rede tem oito distribuidoras, num total de 3,3 milhões de consumidores divididos entre os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Mato Grosso. A Enersul possui mais de 839 mil unidades consumidoras, sendo a segunda maior, em número de clientes, entre as concessionárias do grupo, perdendo apenas para a Cemat de Mato Grosso, com 1.095 milhão de unidades.

Energisa atua há 108 anos no setor elétrico e é uma das mais antigas A Energisa é uma das companhias do setor elétrico mais antigas do país, com 108 anos, e a compra do Grupo Rede a tornará o quinto maior grupo de distribuição de energia elétrica do Brasil em número de clientes, com aproximadamente 6 milhões de consumidores e atendendo a 15 milhões de pessoas.



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo