Notícias

você está em: home > Notícias

22 de Março de 2023 às 14:55

No Dia da Água, diretores do Sinergia participam de discussões sobre a luta pela água

Na manhã desta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, os diretores do Sinergia-MS, Francisco Ferreira e Élvio Vargas, participaram do Seminário Nacional “Perspectivas da luta da água no Brasil”, na Câmara dos Deputados, em Brasília, promovido pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pela Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas (FNU).

Os trabalhadores do saneamento, assim como os eletricitários, integram o ramo urbanitário. Vários dirigentes sindicais estiveram representando os urbanitários no seminário que discutiu temas como a comercialização da água e o desafio do acesso universal a este recurso de direito humano fundamental. O evento contou com palestra do filósofo, teólogo e escritor Leonardo Boff e o lançamento do livro “Mercantilização da água: análise da privatização do saneamento de Teresina (PI)”, de autoria da coordenadora do MAB, Dalila Calisto. 

 

O presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira, destacou a importância da mobilização contra a privatização das empresas públicas de saneamento.

“Vivemos num país onde temos a maior riqueza do mundo, que é a água, invejados por muito, inclusive as potências financeiras estão de olho, no quanto podem ganhar através da nossa jóia. Precisamos não só economizar e cuidar da água, mas nos mobilizarmos contra as privatizações das empresas públicas. Não tomamos “dinheiro”, bebemos água!””, ressaltou o presidente do sindicato.

A privatização de setores estratégicos, como água e energia, representa riscos para os trabalhadores, para a população e para soberania do país. "A própria privatização do setor elétrico, como aconteceu recentemente com a Eletrobras, implica na privatização da água, uma vez que as empresas de energia elétrica são donas de usinas hidrelétricas construídas nas bacias hidrográficas. Quando o governo privatiza o setor elétrico, também monopoliza o acesso às reservas de água que têm nessas bacias. Água e energia não são mercadoria, são recursos essenciais para toda a população", destacou o diretor Élvio Vargas.

Francisco Ferreira também destaca a importância de garantir o direito universal ao acesso à água. “É importante cobrar do poder público que, este bem tão precioso, chegue a todos de forma igualitária, saneamento básico é um dever do estado e um direito do cidadão!”, comentou o dirigente sindical. 

Dados de um relatório da ONU apontam que 2 bilhões de pessoas não possuem acesso a serviços de água potável gerenciados com segurança, o que representa 26% da população mundial. 

Aposentadoria especial

O presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira, e o diretor Élvio Vargas estão em Brasília cumprindo uma agenda de atividades junto com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). A agenda faz parte das ações de um grupo de trabalho que busca restabelecer a aposentadoria especial. Desde o início do ano, os dirigentes sindicais participam de reuniões, encontros e debates sobre o assunto. Clique aqui para saber mais.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo