Notícias

você está em: home > Notícias

4 de Dezembro de 2023 às 13:21

Trabalhadores da Energisa-MS reprovam proposta de reajuste salarial abaixo da inflação

Na manhã desta segunda-feira, dia 4 de dezembro, o Sinergia-MS realizou assembleias presenciais para avaliação da proposta da Energisa-MS para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024. Pela maioria, os trabalhadores reprovaram a proposta, que tinha como reajuste salarial apenas a correção de 80% da inflação (INPC).

Além da sede da Energisa-MS em Campo Grande, foram realizadas assembleias presenciais nas principais localidades: Dourados, Ponta Porã, Navirai, Nova Andradina, Aquidauana, Corumba, Jardim e Paranaiba.

Para o presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira, a assembleia foi muito boa no Centro Operacional da Energisa-MS, em Campo Grande, pois contou com a presença da grande maioria dos trabalhadores

“Mesmo chovendo, atingimos o nosso objetivo que era reunir a categoria presencialmente. Mas, o melhor resultado foi a reprovação realmente de uma proposta indecente da empresa, que era 80% do INPC, que está em 4,14%. Acreditamos que a empresa chegue a uma proposta de repor integralmente a inflação, mas, como todo ano, ela negocia em conta gota”, disse Francisco.

 

Até agora, foram realizadas três rodadas de negociação entre os representantes do sindicato e da concessionária de energia elétrica.

Além do reajuste nas cláusulas econômicas de 80% do INPC, os demais pontos da proposta da Energisa-MS reprovada eram:

  • 11 horas Intervalar: inclusão no ACT de um texto que regulamenta o descumprimento da empresa das 11 horas intervalar. No entanto, o sindicato já tem uma ação judicial favorável tramitando na Justiça contra a Energisa-MS por descumprimento dessa norma;

  • Auxílios alimentação e refeição dos empregados afastados: O sindicato propôs a volta dos tíquetes para, pelo menos, um período de 2 anos (antes era por tempo indeterminado) e incluir a normativa no ACT. Mas a empresa propôs a volta dos tíquetes por 120 dias (4 meses), mas sem incluir no ACT.

“Já mandamos a nossa proposta e a empresa apresentou a dela, mas precisamos evoluir, principalmente,  porque se não incluir no ACT esse tíquete dos afastados, corremos o risco de a qualquer momento perdermos novamente esse benefício. Fizemos uma pauta enxuta este ano porque queremos espaço para negociar justamente a cláusula de volta do VA e do VR para as pessoas que se afastarem a partir do 16º dia. Esse é o grande carro-chefe da nossa negociação neste ano de 2023”, destacou o presidente do Sinergia-MS.


Com o mote “Condições dignas no presente, energia para o futuro!”, as principais bandeiras da Campanha Salarial da Energisa-MS 2023 são: Ganho Real, Nenhum direito a menos e Saúde para os trabalhadores. 

No período da noite, houve assembleia online nos locais onde não ocorreu assembleias presenciais, sendo que 93% dos participantes também reprovaram a proposta da empresa. 

 

Por: Comunicação do Sinergia-MS

 

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo