O interventor indicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ficar à frente da Enersul, Jerson Kelman, reuniu-se na tarde desta terça-feira, dia 19, com o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), na Casa de Leis. O ex-diretor geral da Aneel e ex-presidente do Grupo Light detalhou investimentos que serão feitos em Mato Grosso do Sul ao longo deste ano.
Segundo Kelman, foi identificado aumento de 8% no consumo de energia elétrica em todo o Estado nos últimos 12 meses, o que seria um dos reflexos dos incentivos governamentais ao setor industrial. “Vamos fazer frente à demanda crescente e certamente teremos investimentos recordes em 2013”, disse ao final da reunião.
O interventor está em Mato Grosso do Sul desde setembro de 2012. À época, Kelman declarou que o objetivo da intervenção era proteger a Enersul da crise que afetava a Rede Energia, da qual a distribuidora sul-mato-grossense faz parte. Em maio de 2007, a Assembleia Legislativa criou a CPI da Enersul para investigar os fatores determinantes da elevação tarifária de energia elétrica praticada no Estado. A CPI foi encerrada em 18 de outubro de 2007 e identificou prejuízo de R$ 191 milhões de reais aos consumidores por conta de erros na revisão tarifária.